Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

ASAE deteta oscilações de preços até 65% desde a prateleira até à caixa

21 dez, 2022 - 19:24 • Pedro Mesquita

Pedro Portugal Gaspar indica que há processos "em fase de investigação" e que é habitual detetar estas situações "em produtos que estão em promoção".

A+ / A-
ASAE deteta oscilações de preços até 65% desde a prateleira até à caixa de compras
O inspetor-geral da ASAE, Pedro Portugal Gaspar

A ASAE detetou, nos últimos três meses, oscilações de preços de até 65% entre o que estava indicado na prateleira e o que foi apontado na caixa, depois de levado pelos clientes.

À Renascença, o inspetor-geral da ASAE, Pedro Portugal Gaspar, refere que, num universo de 562 operadores fiscalizados, a autoridade detetou 26 operações deste género. Ou seja, 4,5% de incumprimento, que pode configurar crime de especulação.

"Tem um preço tabulado na prateleira, como 50 cêntimos, por exemplo, e depois, ao passar na caixa, custa 60 cêntimos, um euro, etc", explica.

Pedro Portugal Gaspar indica que há processos "em fase de investigação" e que é habitual detetar estas situações "em produtos que estão em promoção".

O inspetor-geral da ASAE não comenta se há intencionalidade dos operadores, nestes casos, mas pede que não coloquem os produtos à venda "sem antes aferir as suas condições" para que se dissipem dúvidas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Os fiscais somos nós
    23 dez, 2022 Cuidado com os especuladores 14:04
    Vão adicionando os preços do que compram ou a uma calculadora ou a uma das múltiplas APP dedicadas a compras, e se quando chegarem à caixa, além de vigiarem os preços que aparecem no mostrador, se o quantitativo for muito diferente do que estavam à espera, protestem. E chamem as autoridades se necessário. Os fiscais somos todos nós. Não basta o aproveitamento com a Guerra da Ucrânia, ainda nos tentam roubar no percurso da prateleira até à caixa.

Destaques V+