Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Nova presidente do Banco de Fomento pede rapidez ao Governo

17 nov, 2022 - 17:43 • Ana Carrilho

"Da parte do Banco de Fomento vamos rever, de certeza, todos os processos internos de forma a que as coisas sejam tão rápidas quanto possível”, sublinha Celeste Hagatong.

A+ / A-

A nova presidente do Banco de Fomento, Celeste Hagatong, que oficialmente toma posse na sexta-feira, aproveitou a sua primeira presença pública para deixar recados ao Governo.

No Congresso da Associação de Hotelaria de Portugal, que decorre até amanhã em Fátima, Celeste Hagatong referiu que não é o excesso de burocracia que trava a vontade dos empresários recorrerem ao financiamento através das linhas de crédito disponibilizadas pelo Governo.

No painel sobre “Investimentos em tempos de mudança”, em que participou com o ex-ministro da Economia Pedro Siza Vieira e Paulo Soares de Pinho, docente da Nova SBE, Celeste Hagatong sublinhou que o problema é o tempo excessivo entre o anúncio dos programas e a altura em que ficam acessíveis. Garantiu que, no que depender do Banco, isso acaba.

“Ter estes prazos reduzidos é essencial. Eu venho de um banco e, para nós, o tempo é uma coisa importantíssima. Da parte do Banco de Fomento vamos rever, de certeza, todos os processos internos de forma a que as coisas sejam tão rápidas quanto possível”, sublinhou.

Muito depende das decisões do Ministério da Economia e das Finanças. Por isso, a nova presidente do Banco de Fomento lembra que o sucesso da economia também depende da rapidez de decisão.

“Nestes produtos há muitos que têm intervenção dos ministérios da Economia e das Finanças e as coisas começam a não estar nas nossas mãos, mas espero que nesses dois ministérios o tempo de levar os produtos à economia é a razão do sucesso, sob pena de os produtos saírem fora de tempo como aconteceu no âmbito da Covid. Foi tão longa a negociação que, quando apareceram, já a economia estava a dar sinais de normalidade e o problema mais grave tinha sido ultrapassado.”

Celete Hagatong toma posse na sexta-feira e foi escolhida pelo ministro da Economia, António Costa Silva. A presidente executiva vai ser Ana Carvalho, apontada pelo ex-ministro Pedro Siza Vieira. Vieram ambas da COSEC.

Nas últimas horas surgiram, algumas notícias sobre os vencimentos que vão auferir. O jornal ECO refere que Celeste Hagatong vai receber 300 mil euros por ano e Ana Carvalho 280 mil. Vencimentos três vezes superiores aos que auferia a anterior presidente Beatriz Freitas.

Questionada sobre a notícia no Congresso da Associação de Hotelaria de Portugal, Celeste Hagatong escusou-se a fazer qualquer comentário.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+