Tempo
|
A+ / A-

Natal menos iluminado? Autarquias prontas a reduzir horários

25 out, 2022 - 07:45 • Filipa Ribeiro

Luzes acesas por menos tempo e durante menos dias são as recomendações comuns na maioria das autarquias. Matosinhos vai cortar no número de peças, já Coimbra vai ter luzes acesas apenas ao fim de semana.

A+ / A-

De norte a sul, as noites de Natal vão ter horários restritos nas iluminações. Nas grandes cidades como Lisboa e Porto, o número de decorações vai ser semelhante ao dos anos anteriores.

No Porto, as luzes vão acender às 18h00, uma hora mais tarde que no ano passado e às 23h30 vão ser desligadas. A inauguração da iluminação será feita apenas na primeira semana de dezembro. O mesmo em Lisboa. À Renascença o vereador da Câmara Municipal de Lisboa, Diogo Moura, indica que a iluminação na cidade será inaugurada a 6 de dezembro e retirada a 6 de janeiro, ou seja, comparando com anos anteriores a iluminação vai estar acesa metade dos dias de outros anos.

Também durante o dia as luzes vão apagar duas horas mais cedo que o habitual, às 00h00. Diogo Moura indica que a autarquia prevê um corte de 80% no consumo de energia. Ainda assim, o número de ornamento vai-se manter, “pela importância que as luzes têm no comércio”, explica Diogo Moura que avança que a autarquia vai manter o investimento de 750 mil euros em decorações.

Alinhadas nas recomendações do Governo estão também cidades como Albufeira, Óbidos e Braga.

Corte na decoração

O município de Matosinhos vai mais além que as orientações do Governo. Na cidade vai haver um corte de 20% nas decorações. Numa nota enviada à Renascença, a autarquia indica que os pontos mais frequentados da cidade vão manter os modelos de iluminação de anos anteriores. Aí a diferença serão apenas os horários em que as luzes vão estar acesas, agora entre as 18h00 e as 0h00.

Luzes só ao fim de semana

Coimbra repensou o modelo de iluminação de Natal. A cidade vai estar decorada como nos anos anteriores, mas os horários vão ser mais limitados. A inauguração da iluminação foi adiada por duas semanas e será feita apenas na primeira semana de dezembro e as luzes vão estar ligadas apenas ao fim de semana.

À Renascença, a vereadora Ana Rocha explica que se nos anos anteriores as luzes estiveram acesas entre as 20h00 e as 8h00, este ano só vai ser possível ver as iluminações acesas ao fim de semana entre as 18h00 e as 23h00. Já as fontes luminosas vão estar acesas também ao fim de semana, mas entre as 10h00 e as 21h00. Ana Rocha fala num “corte significativo” que vai representar uma redução de 66% na fatura de energia que por norma ronda os cem mil euros.

Vontade de poupar vai além-fronteiras

A empresa portuguesa Castros Iluminações é responsável por assegurar a decoração em grandes cidades como Lisboa, Braga e Matosinhos, mas tem também a cargo a decoração de cidades europeias como Paris, Londres e Bruxelas.

À Renascença, o responsável pela empresa explica que apesar de algumas autarquias estarem a fazer cortes nas encomendas, outras estão a manter os pedidos não havendo por isso a perceção de impacto negativo no sector.

Jorge Castro diz que há clientes que apesar de manterem as encomendas com o mesmo número de peças, pedem para que a montagem seja mais tardia. Um cenário semelhante ao que se vive no resto da europa, onde, de acordo com o empresário, “também há uma preocupação na redução do consumo com as luzes ligadas por um período mais curto de tempo”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Petervlg
    25 out, 2022 Trofa 07:08
    Sejam sérios! Continuam a fazerem jogos de futebol a noite a gastar milhares de KW. poupar o quê?

Destaques V+