Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

OE 2023

Portugal vai ter desaceleração "menor" do que outros países, destaca Medina

10 out, 2022 - 15:57 • Tomás Anjinho Chagas

Ministro das Finanças insiste que este Orçamento do Estado para 2023 é de “estabilidade, confiança e compromisso”. Apesar de alertar para a "degradação do contexto externo", Medina aponta para uma desaceleração da economia menor em Portugal e destaca a redução da dívida pública.

A+ / A-

Estabilidade, confiança e compromisso”, é o lema desta proposta de Orçamento do Estado para 2023. Na apresentação das linhas gerais do documento, o ministro das Finanças lembra aquilo que considera ser a “degradação do contexto externo” patente na guerra da Ucrânia.

No entanto, Fernando Medina destaca que o no nosso país existe “um cenário de crescimento económico”, ainda que desacelere em relação ao ano passado. Mas esse abrandamento será “menor” em Portugal do que o verificado na média dos países da zona Euro, sublinha o ministro.

Admitindo que a inflação foi o único indicador que surpreendeu o Governo este ano, Fernando Medina acredita que existiu um crescimento “muito forte” da economia portuguesa, e que por isso foi possível reduzir a dívida pública.

Esse foi um dos pontos a que o ministro das Finanças deu mais atenção. Medina destaca que “Portugal integra pelotão com dívidas públicas”, indicando que o nosso país está a melhorar a dívida, afastando-se dos países como a Grécia e Itália e a convergir com países como Espanha, França e Bélgica no indicador da dívida pública em percentagem do PIB.

“Iremos estar muito perto de nos encontrar num nível de dívida pública que não eram conhecidos desde antes da troika”, elenca Fernando Medina.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+