Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Portugal pode ser líder na diversificação e abastecimento de energia", diz Metsola

02 set, 2022 - 15:07 • Sandra Afonso

Presidente do Parlamento Europeu aprova suspensão da facilitação de vistos a cidadãos russos. "Quando um país invade outro e mata indiscriminadamente mulheres e crianças, talvez não devam vir festejar para as nossas praias", afirma em declarações à margem das Conferências do Estoril.

A+ / A-

Portugal está bem colocado como fornecedor alternativo de energia, afirma a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola.

Em declarações à Renascença à margem das Conferências do Estoril, Roberta Metsola considera que o país é uma das opções para diversificar as fontes de energia da Europa.

No final de uma visita a Portugal, a presidente do Parlamento Europeu não escondeu que sai satisfeita com contactos realizados.

“Portugal mostrou que pode ser um líder na diversificação e abastecimento de energia, é e tem sido um líder no investimento em renováveis. A Europa e o mundo podem olhar para Portugal como fornecedor de outros países e alguns estão a ficar bastante para trás. A Europa está definitivamente a olhar para Portugal e é por isso que vim e foi uma viagem muito boa”, declarou a responsável europeia.

Esta quinta-feira, o primeiro-ministro, António Costa, defendeu o porto de Sines como porta de entrada do gás vindo de África para a Europa, e acredita que Moçambique é um desses mercados.

"A partir do momento em que esteja desbloqueada a construção da interligação de gás entre Portugal, Espanha, e Espanha e a França, todo o gás natural que possa vir desta região, pode entrar na Europa através do Porto de Sines", declarou numa conferência de imprensa em Maputo.

Metsola aprova suspensão de acordo com a Rússia

A presidente do Parlamento Europeu comentou ainda a suspensão do acordo que facilita os vistos a cidadãos russos, decidida esta semana pela União Europeia.

“A suspensão do acordo de facilitação significa que cada visto será tratado de forma individual. Isto não é apenas por questões de segurança, mas para que percebam que quando um país invade outro e mata indiscriminadamente mulheres e crianças, talvez não devam vir festejar para as nossas praias”, afirmou Roberta Metsola.

A presidente do Parlamento Europeu falou à Renascença e ao Observador após o encerramento das Conferências do Estoril, que receberam este ano cerca de 70 personalidades na Nova SBE, em Carcavelos.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fóssi
    02 set, 2022 Portugal 15:13
    Gás, gás e mais gás.... e eu pensava que se estava a fugir dos combustíveis fósseis... e descarbonização.... e afinal...

Destaques V+