Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Aeroporto tem que avançar já" em Lisboa, diz Moedas

18 mai, 2022 - 19:13 • Ana Carrilho

Autarca da capital também considera que é necessário tornar mais rápido o processo de entrada de turistas extracomunitários. "Não podemos ter o aeroporto nestas condições vergonhosas”, afirma Carlos Moedas.

A+ / A-

A decisão sobre o aeroporto de Lisboa tem que ser tomada muito rapidamente. Esta é a opinião do presidente da Câmara de Lisboa, que hoje foi o convidado do almoço mensal da Associação de Hotelaria de Portugal (AHP).

Carlos Moedas acompanha as preocupações dos hoteleiros com a crescente saturação do aeroporto da Portela e é muito afirmativo na sua posição.

“A posição do presidente da Câmara de Lisboa é: aeroporto, já. Nós precisamos de um aeroporto. Se ele é num sítio ou noutro, isso deve ser uma decisão técnica, mas o aeroporto tem que avançar para o bem de todos”, declarou.

Em resposta ao novo presidente da Associação de Hotelaria de Portugal, Bernardo Trindade, que hoje se estreou nestes eventos nessa qualidade, Carlos Moedas também considera que é necessário tornar o processo de entrada de turistas extracomunitários mais rápido.

Há quem espere horas pela verificação de passaportes pelos inspetores do SEF e, para o autarca da capital, esse é meio caminho para não quererem regressar. É uma questão que deve ser o Governo a resolver e muito rapidamente porque com o verão, também vão chegar mais turistas, defende.

“Se as pessoas estiverem cinco horas à espera para entrar em Lisboa, como estiveram ontem e anteontem, essas pessoas não vão voltar a Lisboa. É uma resposta do Governo e de ser resolvido muito rapidamente, porque vamos entrar no Verão e não podemos ter o aeroporto nestas condições vergonhosas”, afirma Carlos Moedas.

O autarca criticou ainda algumas decisões que têm sido tomadas na câmara e com as quais não concorda. Por exemplo, o encerramento da Avenida da Liberdade aos domingos e feriados.

Carlos Moedas garantiu que a medida não avançará sem um estudo fundamentado sobre o impacto económico para o comércio e serviços da zona. Só na avenida existem 15 hotéis e 80 lojas, a maior parte de marcas de luxo, que representam muito para economia da cidade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    18 mai, 2022 Lisboa 18:49
    O que tem de "avançar já" em Lisboa, são casas de habitação com rendas/custos ao alcance da classe média-baixa, que é preponderante na nossa Sociedade envelhecida e empobrecida. O que tem de "avançar já" é a resolução dos problemas de mobilidade e segurança. O que tem de "avançar já" em Lisboa, são a resolução dos problemas de ruído, de estacionamento, de fluidez de trânsito, de segurança à noite, de devolver a cidade aos Lisboetas. Um aeroporto para trazer "palletes" de turistas parvos para fazer negociatas e manter desde TukTuks até especulação imobiliária de luxo, correndo com os pobretanas dos tugas, de Lisboa para fora, e vendendo a cidade à velharia endinheirada da Europa, não obrigado, Moedas.

Destaques V+