Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Alimentação. Famílias carenciadas recebem apoio social de 60 euros

24 mar, 2022 - 12:52

O apoio será pago em abril, de forma automática, às famílias abrangidas pela tarifa social de eletricidade.

A+ / A-

As famílias mais carenciadas vão receber um apoio de 60 euros, no próximo mês, para atenuar um impacto do aumento dos preços dos bens alimentares, avançou esta quinta-feira o jornal Eco.

O apoio será pago em abril, de forma automática, aos 1,4 milhões de beneficiários da tarifa social de eletricidade.

A medida foi aprovada ontem na reunião do Conselho de Ministros. O valor do apoio foi agora conhecido.

O Governo criou um apoio extraordinário para as famílias mais vulneráveis para fazer face aos efeitos do aumento do preço dos bens alimentares de primeira necessidade.

Esta ajuda destina-se às famílias que já abrangidas pela tarifa social de eletricidade.

Esta medida integra um conjunto de apoios às famílias e empresas na sequência da guerra na Ucrânia e que pretende mitigar o efeito da subida dos preços dos combustíveis e dos bens alimentares.

Noutro plano, a União Europeia vai avançar com o IVA zero nos produtos alimentares. A medida está incluída no pacote de alterações ao Imposto sobre o Valor Acrescentado, que deverá entrar em vigor em breve.

O objetivo é reduzir para zero as taxas sobre produtos alimentares, quando há problemas de fornecimento.

As novas regras respondem ao momento atual, em que a alta dos preços da energia e o conflito na Ucrânia está a comprometer as cadeias de abastecimento. Ainda assim, a Comissão Europeia assegura que não existe uma "ameaça imediata à segurança alimentar" no espaço comunitário, uma vez que a UE é um grande produtor e um exportador líquido de cereais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Tavares
    29 mar, 2022 Almada 07:10
    O valor desta ajuda extra ainda não é oficial. A proposta inicial de Pablo Iglesias é de um valor mínimo de 500 euros por mês que aumenta para 950 euros no caso de haver dois ou mais filhos na família. O custo mínimo da medida era indicado há umas semanas pelo El País, seria de 6 mil milhões de euros por ano, mas poderia subir para mais de 8 mil milhões. Em comparação, o rendimento social de inserção português, que tem novas medidas menos exigentes anunciadas esta semana, terá (dados de fevereiro) 201.422 beneficiários, abrangendo 94.029 famílias, com o valor médio da prestação de 117,3 euros por beneficiário - uma média de apoio recebido por família de 259,4 euros.
  • EU
    24 mar, 2022 PORTUGAL 14:47
    Uma democracia que dá ESMOLAS aos seus Seres Humanos é uma COISA QUALQUER. De facto este PAÍS é rico em MONTANHAS " serras ". Medalhem Generais e Coronéis.

Destaques V+