Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

OCDE revê em alta as projeções de crescimento económico

01 dez, 2021 - 11:57 • Filipe d'Avillez

O ministro João Leão sublinha que os números colocam Portugal em convergência com a zona euro.

A+ / A-

A OCDE revê em alta as projeções do crescimento económico em Portugal e antecipa agora que, este ano, o PIB do país avance 4,8% em linha com as mais recentes previsões do Governo.

Já a estimativa para 2022 é mais otimista em três decimas do que a do Executivo. O organismo com sede em Paris aponta para um crescimento de 5,8%.

O ministro das Finanças, João Leão, diz que estes, são números que colocam Portugal em convergência com a zona euro. “A OCDE prevê assim que Portugal vai retomar a trajetória de convergência económica com a Zona Euro. Até 2023 Portugal deve crescer quase dois pontos percentuais acima da Zona Euro”, explica.

O ministro das Finanças, diz ainda nesta declaração, enviada às redações, que as previsões da OCDE têm em conta a situação política em Portugal. “Esta estimativa já tem em consideração não aprovação do Orçamento do Estado para 2022. Tudo isto reforça a nossa confiança de que a atual situação política de Eleições antecipadas não coloca em causa o forte crescimento da economia portuguesa, desde que se assegurem condições de estabilidade e governabilidade.”

A análise da OCDE à economia portuguesa reconhece a melhoria das condições no país, mas alerta para possíveis efeitos no sistema financeiro e no mercado laboral caso aumentem as insolvências depois do levantamento das moratórias de crédito.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José J C Cruz Pinto
    01 dez, 2021 ÍLHAVO 12:23
    Nada que seja de embandeirar em arco, claro, mas os maledicentes de todos os dias estarão hoje muito calados, ... à espera de poderem falar de novo.

Destaques V+