Tempo
|
A+ / A-

Hotelaria precisa de mais 15 mil trabalhadores, alerta associação

10 nov, 2021 - 23:08 • Ana Carrilho

Hoteleiros garantem que, devido à falta de mão de obra e à concorrência entre hotéis, os salários praticados já são mais altos.

A+ / A-

A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) alerta que o setor precisa, de imediato, de mais 15 mil trabalhadores

Na véspera do 32º Congresso da AHP, com um número recorde de inscrições, que ultrapassa as 600, a presidente executiva, Cristina Siza Vieira, anunciou os resultados preliminares de inquérito realizado junto de cerca de 400 hotéis, entre 21 de setembro e 3 de outubro.

Em 60% dos associados, que responderam ao levantamento, "a necessidade de trabalhadores é de 7.200" e as principais áreas, apresentadas por dois terços dos respondentes são a receção, mesa e cozinha, seguido de andares, segundo 59% dos inquiridos".

Independentemente das áreas de necessidade mais evidentes, a situação também varia em função das regiões.

Cristina Siza Vieira diz que por exemplo, na região de Lisboa os hotéis também precisam de funcionários nos departamentos administrativos, de recursos humanos e manutenção. No Norte, as carências referidas são para os SPA´s.

Os dirigentes da AHP defendem o agilizar dos processos que permitem a contratação de pessoas no estrangeiro. Além disso, consideram que é preciso fiscalizar melhor quem está no desemprego porque há situações em que as pessoas recusam ofertas de trabalho porque segundo Raul Martins, ganham relativamente mais com a prestação social.

Ainda assim, Cristina Siza Vieira e Raul Martins garantem que, devido à falta de mão de obra e a concorrência entre hotéis, os salários praticados já são mais altos

"Os salários estão a aumentar, porque há uma situação que ocorre - que é a transferência de pessoal de uns hotéis para os outros. Quando sobem os salários, sobem os encargos sociais das empresas. Isso significaria que as empresas têm de vender muito mais caro. 40% do nosso mercado é mercado interno. Será que suportaria que vendessemos quartos muito mais caros?

A questão dos recursos humanos para a hotelaria é um dos temas a tratar esta quinta-feira numa das sessões paralelas do Congresso da AHP, subordinado ao tema “O Turismo tem futuro”.

Uma posição que não é partilhada pelo sindicato do setor, filiado na CGTP.

Para esta quinta-feira de manhã, pela hora em que o Ministro da Economia intervém no Congresso está marcada uma manifestação á porta do hotel, em Albufeira, convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Hotelaria do Algarve.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+