Veja também:


Há dois novos casos de legionella no surto do Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa. O número de doentes infectados com a bactéria aumentou para 53, anunciou esta quarta-feira a Direcção-Geral da Saúde (DGS).

Um total de seis pacientes continuam internados em unidades de cuidados intensivos.

Há outras 28 pessoas hospitalizados em enfermaria, segundo o boletim epidemológico da DGS.

Catorze pessoas tiveram alta desde o início do surto, uma das quais nas últimas horas.

O surto de legionella provocou cinco mortos desde 31 de Outubro.

A maior parte das 53 pessoas infectadas no Hospital São Francisco Xavier são do sexo feminino (58%) e têm mais de 70 anos (66%), todos com história de doença crónica ou factores de risco.

O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, afirmou na terça-feira que se está "muito próximo do apuramento dos factos" que permitirão identificar "a tal falha técnica" que esta na origem do surto em Lisboa.

Já o primeiro-ministro, António Costa, afirmou na última madrugada ser necessário aguardar pela conclusão do inquérito para o apuramento de responsabilidades.

O líder do executivo defendeu que o ministro da Saúde "já esclareceu qual a causa identificada".

"Está aberto o inquérito para se saber como se chegou a este ponto e o que falhou relativamente à manutenção de uma das torres de refrigeração [do Hospital de São Francisco Xavier], onde, aparentemente, estará a origem do surto. Temos de aguardar o inquérito para apurar as responsabilidades", frisou o primeiro-ministro.

Tópicos