O publicitário que dirigiu o marketing político de Pedro Passos Coelho e as duas campanhas do ex-primeiro-ministro, em 2011 e em 2015, está a ser investigado no âmbito do processo brasileiro contra a corrupção conhecido como Lava Jato.

O jornal "Público" avança com a notícia na sua edição desta quinta-feira. O jornal alega que as autoridades brasileiras terão pedido ao Ministério Público (MP) português informação sobre as actividades do brasileiro André Gustavo, sócio da Arcos Propaganda, em Portugal, nomeadamente do seu envolvimento nas campanhas políticas do PSD e depois da coligação Portugal à Frente e que esse pedido está a ser processado. O MP veio, entretanto, negar essa informação.

André Gustavo terá ligações a várias figuras envolvidas no processo Lava Jato, incluindo João Santana, outro publicitário, de quem Gustavo terá dito que lhe “ensinou tudo”.

Questionados pelo “Público”, representantes do PSD disseram não saber nada sobre as investigações.

Segundo o "Público", o publicitário chegou ao contacto com este partido português através do ex-presidente da Câmara de Gaia Luís Filipe Menezes, que o terá apresentado a Marco António Costa, que, por sua vez, o apresentou a Miguel Relvas, através do qual chegou a Pedro Passos Coelho.

[Notícia actualizada com o desmentido do MP às 15h14]

Tópicos