Tempo
|
A+ / A-

Supremo faz a vontade a Lula e tira “Lava Jato” das mãos de Sérgio Moro

23 mar, 2016 - 09:20

É o dito por não dito. Na terça-feira, outra juíza do Supremo mantinha o processo na esfera do juiz Sérgio Moro. Mantém-se, contudo, a suspensão da nomeação do ex-Presidente para ministro.

A+ / A-

O caso de corrupção “Lava Jato”, que envolve o antigo Presidente brasileiro Lula da Silva, deixou de estar sob a responsabilidade do juiz Sérgio Moro.

A decisão é de um magistrado do Supremo Tribunal Federal, que requereu o envio do processo para este tribunal superior.

O magistrado Teori Zavascki, relator da operação “Lava Jato” no Supremo Tribunal Federal, aceitou o pedido apresentado pelo Governo que aponta irregularidades na divulgação de escutas telefónicas de conversas entre Lula e a sua sucessora e aliada política, Dilma Rousseff.

Zavascki fixou um prazo de dez dias para que Sérgio Moro, juiz federal de Curitiba, apresente ao tribunal um relatório e explique por que motivo autorizou a divulgação das escutas telefónicas.

Na sua decisão, o magistrado sublinha que a lei proíbe "expressamente a divulgação de qualquer conversa interceptada" e determina a "inutilização das gravações que não interessem à investigação criminal".

"Não há como conceber, portanto, a divulgação pública das conversações do modo como se operou, especialmente daquelas que sequer têm relação com o objecto da investigação criminal", justifica Zavascki.

Esta decisão de Zavascki não afecta, contudo, a do seu colega do Supremo Tribunal Gilmar Mendes, que na sexta-feira passada suspendeu a nomeação do ex-Presidente como ministro. Já na terça-feira, a juíza Rosa Weber, do Supremo Tribunal tinha rejeitado um recurso apresentado por Lula no sentido da validação da sua nomeação como ministro.

O antigo Presidente deve agora esperar pela decisão do plenário deste tribunal, que voltará a reunir-se a 30 de Março, após a pausa da Páscoa.

Lula tomou posse como ministro de Dilma Rousseff há uma semana, mas a sua nomeação foi suspensa, devido a vários recursos nos tribunais.

O Ministério Público de São Paulo pediu a prisão preventiva de Lula depois de o acusar formalmente de crimes de lavagem de dinheiro e falsificação de documentos, por alegadamente ter ocultado que é dono de um apartamento de luxo num edifício de uma construtora implicada no caso de corrupção da petrolífera estatal Petrobras (Operação Lava Jato).

Com o regresso do caso ao Supremo Tribunal, Lula escapa a Moro, o juiz responsável por ter aplicado 93 condenações nos últimos dois anos a implicados no caso Petrobras e que também ordenou que o ex-governante fosse levado pela polícia para ser interrogado numa esquadra de São Paulo no passado dia 4 de Março.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+