Uma campanha de financiamento coletivo (crowdfunding) angariou cerca de 1,4 milhões de euros (33 milhões de coroas checas) para comprar um moderno tanque T-72 Avenger batizado como "Tanque Tomás" para entregar ao exército ucraniano. Através desta campanha denominada como "uma prenda para putin" e apoiada pelo Ministério da Defesa Checo e pela embaixada da Ucrânia em Praga, foram recebidas doações de 11288 pessoas.

O número dois da diplomacia ucrânia, Yevhen Perebyinis, publicou na sua rede social Twitter que "a República Checa tornou-se no primeiro país onde cidadãos comuns compraram um tanque para as tropas ucranianas".

O “Tanque Tomás” é uma versão moderna dos tanques da era soviética que tiveram a primeira produção em 1969. Este equipamento militar foi equipado com um novo dispositivo para criar uma cortina de fumo em combate, possuindo um canhão frontal de última geração.

Em curso está já uma segunda campanha, que visa angariar dinheiro para comprar "munições para o Tomás e os seus amigos". Este tipo de campanha está também a ser utilizado para angariar dinheiro para a Rússia, no entanto, existem relatórios sugerem que o dinheiro enviado por grupos pró-guerra tem sido frequentemente usado para comprar alimentos, roupas, botas, equipamentos básicos e suprimentos médicos para tratar soldados feridos, que muitas vezes são escassos.

A crise ucraniana provocou quase oito milhões de refugiados em países da União Europeia a juntar a sete milhões de deslocados internos e um número oficial russo de três milhões de pessoas que saíram do Leste da Ucrânia para a Federação Russa.