O novo coronavírus chegou à Alemanha. O primeiro caso naquele país foi confirmado esta segunda-feira pelas autoridades de saúde.

O paciente é do sexo masculino e a idade não foi revelada. O caso de infeção foi detetado em Starnberg, no estado da Baviera.

O doente encontra-se estável e está em isolamento, disse o ministro da Saúde da Baviera.

As pessoas que estiveram em contacto com o homem infetado com coronavírus vão ser informadas sobre os sintomas e acompanhadas.

As autoridades da Baviera consideram que, apesar do surgimento deste primeiro caso, o risco de contágio para a população é baixo.

O coronavírus tem um período de incubação de 14 dias, durante o qual pode ser transmitido por doentes que ainda não tenham os sintomas da doença.

Depois da França, a Alemanha é o segundo europeu com casos confirmados da doença.

Portugal continua livre do coronavírus. Teve um caso suspeito no fim de semana, mas não se confirmou.

A epidemia de coronavírus já provocou, pelo menos, 81 mortos na China e mais de 2.800 pessoas foram infectadas.

Foram detetados doentes em mais de uma dezena de países. Esta segunda-feira, o Canadá confirmou que a mulher de um doente com coronavírus também está infetada. As autoridades canadianas estão a investigar 19 casos suspeitos.

O Governo português quer retirar por via aérea os portugueses retidos em Wuhan, cidade chinesa de onde é originário o coronavírus que matou já mais de 80 pessoas no país e entretanto colocada sob quarentena.

Num comunicado dirigido esta segunda-feira aos cerca de 20 portugueses que residem na cidade, a embaixada portuguesa esclarece que iniciou "de imediato todos os passos" para proceder à retirada por via aérea, recorrendo a um avião civil fretado "que vos vá buscar a Wuhan e dali vos leve diretamente para Portugal".

"É este o plano que está a ser equacionado em Lisboa e sobre o qual nós estamos já a pedir as devidas autorizações às autoridades chinesas de Pequim e de Hubei [província chinesa da qual Wuhan é capital]", lê-se na mesma nota.

Situada no centro da China, a cidade de Wuhan foi colocada na semana passada sob uma quarentena de facto, com saídas e entradas interditas pelas autoridades durante período indefinido, apanhando os residentes de surpresa.