Tempo
|
A+ / A-

​Coronavírus faz primeira morte em Pequim

27 jan, 2020 - 22:49 • Redação com Reuters

A vítima tinha 50 anos e tinha estado na cidade de Wuhan, o epicentro da epidemia do novo coronavírus.

A+ / A-

Uma pessoa morreu na cidade de Pequim devido ao novo coronavírus. É o primeiro caso fatal na capital da China da doença que está a alarmar o mundo.

A notícia foi avançada esta segunda-feira pela televisão estatal CCTV.

A vítima tinha 50 anos e tinha estado na cidade de Wuhan, o epicentro da epidemia do novo coronavírus.

O caso de infeção foi confirmado na semana passada, a 22 de janeiro, e o paciente acabou por morrer, adianta a CCTV.

O coronavírus, que já matou 80 pessoas na China, pode ser transmitido por doentes que ainda não apresentem sintomas da doença.

A epidemia de coronavírus provocou, pelo menos, 81 mortos na China e mais de 2.800 casos de infeção.

Foram detetados doentes em mais de uma dezena de países. Esta segunda-feira, o Canadá confirmou que a mulher de um doente com coronavírus também está infetada. As autoridades canadianas estão a investigar 19 casos suspeitos.

Wuhan, uma cidade fantasma. Português descreve “cenário assustador” no epicentro do coronavírus
Wuhan, uma cidade fantasma. Português descreve “cenário assustador” no epicentro do coronavírus

O Governo português quer retirar por via aérea os portugueses retidos em Wuhan, cidade chinesa de onde é originário o coronavírus que matou já mais de 80 pessoas no país e entretanto colocada sob quarentena.

Num comunicado dirigido esta segunda-feira aos cerca de 20 portugueses que residem na cidade, a embaixada portuguesa esclarece que iniciou "de imediato todos os passos" para proceder à retirada por via aérea, recorrendo a um avião civil fretado "que vos vá buscar a Wuhan e dali vos leve diretamente para Portugal".

"É este o plano que está a ser equacionado em Lisboa e sobre o qual nós estamos já a pedir as devidas autorizações às autoridades chinesas de Pequim e de Hubei [província chinesa da qual Wuhan é capital]", lê-se na mesma nota.

Situada no centro da China, a cidade de Wuhan foi colocada na semana passada sob uma quarentena de facto, com saídas e entradas interditas pelas autoridades durante período indefinido, apanhando os residentes de surpresa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+