Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Do petróleo às bolsas, coronavírus já está a afetar a economia

27 jan, 2020 - 21:44 • Redação com Reuters

O Brent, petróleo do Mar do Norte que serve de referência para Portugal, regista o preço mais baixo desde outubro.

A+ / A-

A epidemia de coronavírus que começou na China está a causar ondas de choque na economia mundial, em várias frentes. As bolsas de valores caíram, assim como o preço do petróleo e a moeda yuan chinesa.

O Brent, petróleo do Mar do Norte que serve de referência para Portugal, fechou esta segunda-feira nos 59,32 dólares por barril, uma descida de 2,3%, atingindo o preço mais baixo desde 21 outubro.

O crude dos Estados Unidos valia esta segunda-feira 53,14 dólares por barril, menos 1,9%, o valor mais baixo desde 2 de outubro.

Os receios provocados pelos efeitos da propagação do novo coronavírus, que já matou 81 pessoas na China e chegou a mais de uma dezena de países, estão a afetar as bolsas mundiais.

Wuhan, uma cidade fantasma. Português descreve “cenário assustador” no epicentro do coronavírus
Wuhan, uma cidade fantasma. Português descreve “cenário assustador” no epicentro do coronavírus

Os mercados europeus caíram mais de 2%, segundo a agência Reuters. Na Bolsa de Lisboa, o PSI 20 acabou o dia a desvalorizar 2,04%.

No Japão, o índice Nikkei perdeu 2%, a maior descida diária em cinco meses.

Nos Estados Unidos, o índice S&P 500 registou esta segunda-feira uma perda de 1,5%.

O que é o coronavírus e como se transmite?
O que é o coronavírus e como se transmite?

Os investidores estão a optar por apostas consideradas mais seguras, nesta altura, como yen japonês ou emissões do Tesouro.

Estão preocupados com o impacto da doença na China, a segunda maior economia do mundo, nomeadamente com o arrefecimento dos negócios devido à redução do número de viagens, do turismo e de outras atividades.

Esta segunda-feira, foi registada a primeira vítima mortal em Pequim devido ao coronavírus. Até agora, só havia casos mortais na província de Hubei.

As autoridades chinesas contabilizam mais de 2.800 casos de infeção e foram detetados doentes em mais de uma dezena de países. Portugal teve um caso suspeito, mas continua livre do coronavírus.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+