Um utilizador da rede social Facebook descobriu que a aplicação, quando é aberta nos telemóveis com o sistema operativo iOS, presente nos telemóveis Apple, ativa a câmara sem permissão.

Joshua Maddux, o norte-americano que descobriu o “bug”, apercebeu-se do erro quando estava a navegar pelo feed de notícias do Facebook e uma parte do ecrã disponibilizou imagens captadas pela câmara do telemóvel.

O responsável pela gestão de produto do Facebook, Guy Rosen, recorreu à rede social Twitter para reconhecer a existência do “bug” e explicou que ao ser corrigido um outro erro foi “inadvertidamente introduzido um bug que faz com que a aplicação navegue parcialmente pela câmara. Não temos provas de que as fotografias ou vídeos tenham sido transmitidos”.

O Facebook já submeteu o erro à Apple e espera ter uma versão corrigida ao longo desta quarta-feira.

A rede social de Mark Zuckerberg tem lutado para manter uma imagem de transparência e credibilidade, afetada pelo escândalo da Cambridge Analytica onde ficou conhecido que o Facebook forneceu dados de mais de 87 milhões de utilizadores à empresa contratada para a campanha presidencial de Donald Trump, em 2016.

No início deste ano, foi também tornado público que milhões de dados do Facebook ficaram expostos através de servidores da Amazon.