Uma forte explosão provocou pelo menos 13 feridos em Lyon, esta sexta-feira à tarde. Nenhuma das vítimas corre perigo de vida. A televisão francesa BFM TV diz que um dos feridos é uma criança.

O rebentamento de um engenho explosivo, com pregos, deu-se na Rua Victor Hugo, uma zona movimentada e sem acesso automóvel, no centro da cidade, por volta das 17h30 locais (16h30 em Lisboa), segundo fontes policiais ao Le Figaro e à agência Reuters.

O Presidente francês referiu-se de imediato ao incidente como "um atentado sem mortos para já". Emmanuel Macron estava a responder a dúvidas dos jovens sobre as eleições europeias nas redes sociais quando soube da explosão.

O procurador de contraterrorismo de Paris já abriu uma investigação à explosão desta sexta-feira na cidade de Lyon.O procurador de contraterrorismo de Paris já abriu uma investigação à explosão desta sexta-feira na cidade de Lyon.

Antes disso, fonte das autoridades disse, citada pelas agências internacionais, que havia suspeitas de um ataque.

Autoridades procuram um suspeito de ter colocado o engenho explosivo na rua, que foi filmado pelas câmaras de videovigilância. Trata-se de um homem, com 30 a 35 anos, avança a estação BFMTV.

O suspeito, com a cara parcialmente tapada, deixou uma mala junto a uma pastelaria, por volta das 17h30 (hora local) e colocou-se em fuga num bicicleta, avançaram fontes policiais e o autarca de Lyon, Denis Broliquier.

O português Francisco Nunes estava perto do local à hora da explosão, da qual escapou ileso. À Renascença, explicou que o alegado engenho explosivo estava colocado entre dois carros e que, pouco antes da explosão, houve uma ameaça de bomba.

Essa informação foi confirmada pela Renascença junto de fontes em três cafés da zona de Lyon onde se deu o ataque. Ainda de acordo com Francisco Nunes, a polícia chegou muito rapidamente ao local.

Fonte da procuradoria francesa, citada pela Reuters, avança que a causa da explosão foi um pacote armadilhado. O gabinete de combate ao terrorismo anunciou entretanto a abertura de uma investigação ao sucedido.

[Em atualização]