Durante a manhã foram resgatadas mais três crianças da gruta Thuam Luang, avança a agência Reuters, citando uma fonte ligada à missão de socorro e testemunhas que viram três pessoas a serem transportadas em macas para as ambulâncias.

A prioridade dos socorristas vai para as quatro crianças que ainda estavam na gruta, ficando o treinador para a última tentativa de resgate.

As operações de resgate foram retomadas esta terça-feira, pelo terceiro dia consecutivo. Por volta das 4h00, hora portuguesa, uma equipa de 19 mergulhadores voltou a entrar na gruta, onde se encontram também um médico e três elementos da Marinha tailandesa que têm estado junto dos adolescentes e do treinador praticamente desde que foram encontrados.

Em cada resgate, dois mergulhadores, equipados com botijas de ar e máscaras faciais, vão mergulhar juntos e retirar apenas uma pessoa, que, por sua vez, será ligada por uma corda aos socorristas.

No domingo foram salvas quatro crianças e na segunda-feira outras tantas. Os oito rapazes que já foram resgatados da gruta estão bem de saúde, mas continuam internados no hospital para fazer exames médicos.

A equipa de futebol ficou encurralada quando foi explorar a gruta depois de um jogo, no dia 23 de junho.

Na altura, as inundações resultantes das monções bloquearam-lhes a saída e impediram que as equipas de resgate os encontrassem durante nove dias, uma vez que o acesso ao local só é possível via mergulho através de túneis escuros e estreitos, cheios de água turva e correntes fortes.

O local onde os jovens ficaram presos situa-se a cerca de quatro quilómetros da entrada da gruta, num complexo de túneis com zonas muito estreitas e alagadas pelas chuvas da monção que afetam a zona, o que obriga a que parte do percurso tenha de ser feito debaixo de água e sem visibilidade.

Tópicos