O homem que, no ano passado, conduziu um camião roubado contra uma multidão em Estocolmo foi condenado esta quinta-feira a prisão perpétua por homicídio associado a terrorismo.

“O arguido foi considerado culpado de um crime de homicídio terrorista em cinco casos”, declarou o Tribunal de Estocolmo em comunicado, citado pela Reuters. “A pena ficou estabelecida em prisão perpétua.”

Durante o julgamento, Rakhmat Akilov admitiu que o objetivo do ataque era punir a Suécia por se ter aliado à coligação contra o autodenominado Estado Islâmico. E disse ter recebido luz verde dos representantes do grupo terrorista no Iraque e na Síria para realizar a operação.

No entanto, o Estado Islâmico nunca reivindicou o atentado.

O indivíduo do Uzbequistão, de 40 anos, matou cinco pessoas numa rua pedonal do centro de Estocolmo e feriu gravemente outras 14.

As vítimas mortais foram um homem britânico, uma mulher belga e três suecos, incluindo uma menina de 11 anos.

O julgamento durou quase três meses e contou com mais de 100 testemunhas, incluindo os sobreviventes do atentado.

Rakhmat Akilov deixou o seu país de origem e partiu rumo à Suécia em 2014 para procurar refúgio. Em 2016, o Estado sueco recusou o pedido de asilo e deu-lhe quatro semanas para abandonar o país. O atacante tornou-se clandestino poucos meses antes do atentado e integrava uma lista oficial de pessoas procuradas pelas autoridades suecas.