Foram já divulgadas imagens de um presumível suspeito do atentado que esta tarde matou 10 pessoas e feriu perto de meia-centena no metro de São Petersburgo, na Rússia.

Nas imagens divulgadas, captadas por câmaras de vigilância, vê-se um homem que ostenta a típica barba dos muçulmanos salafitas, ou seja, barba sem bigode. Usa ainda um barrete na cabeça e parece estar vestido com uma túnica também tradicionalmente usada pelos muçulmanos que praticam esta vertente do Islão.

Nem todos os salafitas defendem o terrorismo, mas os principais movimentos islâmicos fundamentalistas que adoptam o terrorismo como método são salafitas.

As autoridades russas ainda não confirmaram a veracidade das imagens divulgadas pela imprensa daquele país, mas dizem que estão à procura de dois suspeitos, tendo emitido dois mandados de captura.

A bomba explodiu numa carruagem do metro esta sexta-feira, pouco depois do meio-dia. Testemunhas citadas dizem que um homem abandonou o metro numa estação, deixando para trás uma mala, onde estaria o engenho. Outro explosivo foi encontrado mais tarde, ainda por deflagrar, mas foi desactivado pelas autoridades. Mas a existência do segundo explosivo reforça a ideia de haver dois suspeitos e não apenas um.

As autoridades dizem que não descartam qualquer explicação, mas tudo aponta para um acto terrorista. Nenhuma organização reivindicou o atentado.