Pelo menos quatro pessoas morreram e cerca de 29 ficaram feridas num ataque em Westminster, mais especificamente na ponte de Westminster e junto ao Parlamento britânico. Há um português entre os feridos.

Segundo disse pelas 22h30 o especialista de operações da Polícia Metropolitana de Londres, Mark Rowley, o ataque terá começado quando um atacante atropelou várias pessoas com um veículo 4x4 no passeio da ponte de Westminster antes de embater no gradeamento do edifício do Parlamento.

O homem terá saído, entretanto, do carro, altura em que esfaqueou um polícia e feriu outros dois na entrada para o Parlamento. Depois, tentou chegar à porta de entrada dos deputados, mas foi atingido a tiro por dois agentes à paisana antes de conseguir chegar ao local.

O polícia e o atacante foram assistidos no local. Ambos morreram mais tarde devido aos ferimentos, confirmou a polícia.

Há um português entre os feridos, avançou a TVI. Francisco Lopes foi hospitalizado. Sofreu cortes numa mão e numa perna. Ia apanhar o metro a Westminster para chegar a casa quando foi atingido pelo carro


[notícia actualizada às 9h00 de dia 23]

Pelo menos uma mulher, a primeira vítima a ser dada como morta, foi atropelada e morreu também devido aos ferimentos. Desconhece-se a identidade da quarta vítima mortal confirmada pela polícia.

Foi retirada do rio Tamisa, a meio da tarde, uma mulher que apresentava ferimentos graves.

O Governo francês confirmou que há três estudantes franceses entre os feridos. Têm entre 15 e 16 anos e não há indicação do seu estado de saúde.

Não há informação certa sobre a gravidade dos ferimentos das restantes vítimas. Fontes médicas disseram à BBC que há ferimentos "catastróficos".

Este atentado ocorre precisamente um ano depois do ataque terrorista em Bruxelas, levado a cabo por militantes islâmicos.

As autoridades foram chamadas ao local às 14h40 (a mesma hora em Portugal Continental) por causa de um incidente na ponte de Westminster, tratado de imediato como um atentado terrorista.

Os trabalhos foram suspensos e o Parlamento foi encerrado. Deputados e visitantes começaram a sair do edifício, sob o olhar atento das autoridades, a partir das 17h00. A zona está a ser evacuada.

Está confirmado que a primeira-ministra, Theresa May, está em segurança e foi levada do local e encontra-se na sua residência oficial, em Downing Street. A chefe do governo britânico vai encontrar-se ainda esta noite com os ministros para uma reunião extraordinária.

Na sequência do atentado o Parlamento escocês anunciou que vai aumentar os níveis de segurança, mas que não tem indícios de qualquer ameaça. Washington já disse também que está a acompanhar o caso com toda a atenção.

[Notícia actualizada às 22h33]