A Finlândia prepara-se para deportar quase 20 mil migrantes que não cumpram os requisitos para ter asilo. A medida deverá abranger 62% de todos os migrantes que entraram o ano passado na Finlândia.

A Finlândia junta-se assim à Suécia na intenção de expulsar todos os migrantes que não reúnam as condições para ter asilo. A Suécia anunciou o objectivo de deportar entre 60 e 80 mil pessoas das 163 mil que recebeu durante todo o ano passado.

Embora o número bruto seja significativo, em termos percentuais é semelhante aos números do ano passado, quando 56% foram deportados. A diferença é que em 2014 houve 3.651 pedidos e em 2015 foram 32 mil.

A ministra da Administração Interna da Finlândia diz, porém, que o número final ainda pode mudar. “De momento a nossa estimativa é de 20 mil, mas o número de pessoas que pediram asilo e que decidam voltar voluntariamente para os seus países pode alterá-la”, afirmou Paivi Nerg.

Segundo Nerg, a maioria dos pedidos de asilo em 2015 são de migrantes oriundos do Iraque e devem ser processados até ao final de Agosto.

Tópicos