O discurso de Ano Novo de Marcelo Rebelo de Sousa apresenta "uma enorme contradição". A opinião é do comentador da Renascença Henrique Raposo perante o apelo do Presidente da República para que os políticos sejam cautelosos relativamente às promessas eleitorais.

"Este é o mesmo Marcelo que na semana passada se colocou ao lado da ambição irrealista dos professores. Há aqui uma contradição enorme neste discurso", diz Henrique Raposo que, no global, considerou que as palavras de Marcelo foram "um discurso de ocasião".

Já Jacinto Lucas Pires lembrou que o começo de um ano eleitoral é sempre "um período muito sensível" para o presidente falar.

Os dois comentadores falaram ainda sobre a tomada de posse do novo presidente brasileiro, Jair Bolsonaro. Henrique Raposo considera que Bolsonaro encaixa "perfeitamente" na caricatura de "Sinhozinho Malta", personagem da telenovela brasileira "Roque Santeiro".

"Era o coronel que representava os velhos coronéis da ditadura e dizia 'estou certo ou estou errado", explica Raposo. "Todo o discurso de Bolsonaro é pré ou pós guerra civil: 'ou estão comigo ou estão com a desordem'", diz, acrescentando que "se fosse brasileiro, estaria à procura de passagem para Lisboa".

Sobre o atual momento político brasileiro, Jacinto Lucas Pires diz que este é um "período muito triste" e um "espetáculo de hipocrisia" que nos "faz temer o pior".