Tempo
|
A+ / A-

Bolsonaro imita Trump: “Os interesses dos brasileiros em primeiro lugar”

01 jan, 2019 - 19:46 • João Carlos Malta

“Este é o dia em que o povo se começou a libertar do socialismo”, anunciou o novo presidente do Brasil durante a tomada de posse.

A+ / A-
Mais de quatro horas em cerimónias. Os momentos que marcaram a tomada de posse de Bolsonaro
Mais de quatro horas em cerimónias. Os momentos que marcaram a tomada de posse de Bolsonaro

Depois do “América primeiro” de Trump, Bolsonaro no discurso ao povo brasileiro no Palácio do Planalto, em Brasília, durante a de tomada de posse, quis deixar claro que com ele “os interesses dos brasileiros [vão estar] em primeiro lugar”.

No segundo discurso do dia, depois de se ter dirigido ao congresso, o novo Presidente brasileiro veio afirmar que “não podemos deixar que ideologias nefastas venham dividir os brasileiros.”

Bolsonaro diz que são essas ideologias que “destroem os valores e tradições, destroem as nossas famílias, alicerce da nossa sociedade”.

“Convido a todos para iniciarem um movimento nesse sentido para eu, você e as nossas famílias, todos juntos restabelecer padrões éticos e morais que transformarão nosso Brasil”, acrescentou.

Bolsonaro deixou claro que ideologia é necessário combater. “Este é o dia em que o povo se começou a libertar do socialismo”, defende.

A libertação, segundo Jair Bolsonaro, é também do gigantismo do Estado e do politicamente correto.

Acabar com a corrupção

A corrupção foi outro dos temas fortes do discurso. “A corrupção, os privilégios e as vantagens têm de acabar”, defendeu.

“Os favores politizados e partidarizados devem ficar no passado, para que o Governo e a economia sirvam de verdade toda a nação. (…) O brasileiro pode e deve sonhar com uma vida melhor”, disse o novo Presidente.

O discurso ao povo foi entrecortado com várias manifestações de delírio pela multidão.

Acabar com a defesa do bandidos

A segurança dos brasileiros também é uma das prioridades do novo Presidente, que tem as prioridades bem definidas: “A nossa preocupação será com a defesa da propriedade privada e com a legitima defesa”, sublinha.

Para isso, Bolsonaro acredita que é necessário acabar com “uma ideologia que defende banidos e pune polícias.” Já no sábado, no Twitter, tinha escrito que todos os brasileiros sem cadastro vão poder adquirir armas de fogo.

“Por decreto, pretendemos garantir a posse de arma de fogo ao cidadão sem antecedentes criminais, bem como tornar o seu registo definitivo”, escreveu o militar na reserva.

Durante o discurso desta terça-feira, Jair Bolsonaro acrescentou ainda que, com ele, as forças de segurança vão ter condições de trabalho.

Restabelecer a ordem

Já no que diz respeito à forma como o estado brasileiro se relaciona com os outros países, Bolsonaro disse irá tirar o viés ideológico das relações internacionais. "Vamos restabelecer a ordem neste país”, argumentou.

O discurso do Presidente empossado terminou como já o tinha feito no Congresso: agradeceu a Deus por estar vivo depois do ataque que sofreu durante a campanha e repetiu que a partir de agora é o “Brasil acima de tudo e os brasileiros acima de todos”.

Bolsonaro já é Presidente. As primeiras palavras do novo líder do Brasil
Bolsonaro já é Presidente. As primeiras palavras do novo líder do Brasil
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+