O movimento Juntos pelos Trabalhadores promove este domingo de manhã uma vigília à entrada da fábrica de Palmela da Autoeuropa. Os trabalhadores contestam a imposição do novo horário transitório, que implica o trabalho ao sábado e deverá entrar em vigor no final do mês.

A vigília tem início marcado para as 11 horas. Isto, apesar das negociações entre administração e comissão de trabalhadores, que vão prosseguir na segunda-feira.

Os trabalhadores consideram que a imposição do novo horário “não cumpre o artigo 233º do Código do Trabalho, porque não respeita as 35 horas de descanso na transição entre turnos”, referiu à agência Lusa um trabalhador daquele movimento.

“A empresa não dimensionou a fábrica para o volume de produção do novo veículo T-Roc. Os trabalhadores esperavam ter uma melhoria das condições de trabalho com a vinda de um veículo com este volume de produção, mas o que está a acontecer é que vamos ficar ainda pior do que estávamos”, acrescentou.

Para dia 26 estão marcados plenários de trabalhadores para discutir uma proposta de nova greve na Autoeuropa, no início de Fevereiro.

Tópicos