Bruxelas e Londres têm agora onze meses para um acordo sobre a sua relação futura. A 31 de Dezembro acaba o período vigente de transição, durante o qual é tudo mais ou menos igual que antes do Brexit, os portugueses ainda podem viajar para o Reino Unido apenas com o cartão do cidadão, para citar um dos exemplos.

Agora segue-se uma espera de três semanas até que Michel Barnier e a sua equipa se reúnam com os negociadores de Boris Johnson. Nesse diálogo a União Europeia irá tentar um acordo de zero tarifas alfandegárias e zero quotas de todos os bens, já indicou Michel Barnier.

Agora que se formalizou o Brexit, a data final do período de transição ainda não é definitiva e até 1 de julho, Bruxelas e Londres podem acordar o prolongamento do período de transição por mais dois anos por proposta da União Europeia.

Henrique Burnay, cientista político, especialista em Políticas Públicas e consultor equaciona o conjunto de desafios para as empresas portuguesas e os múltiplos estímulos da União Europeia neste início de 2020.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus.

Tópicos