Emissão Renascença | Ouvir Online
Euranet
Visto de Bruxelas
Semanalmente, um olhar sobre a atualidade europeia. Quinta às 13h.
A+ / A-
Arquivo
Visto de Bruxelas (06/02/2020)

VISTO DE BRUXELAS

Brexit: e depois do adeus?

06 fev, 2020 • Vasco Gandra


A União Europeia quer uma parceria ambiciosa com o Reino Unido assente num acordo comercial. Anúncio feito Michel Barnier esta semana, o francês que se prepara para negociar em nome dos 27 a futura relação.

"Estamos prontos para oferecer um ambicioso acordo de livre comércio como pilar central da futura desta parceria. Incluindo zero tarifas e zero quotas em todos os bens que entrem no nosso mercado único de 450 milhões de pessoas", afirmou Barnier. O futuro acordo deve incluir amplos sectores dos serviços, das telecomunicações ao digital, da propriedade intelectual ao acesso aos respetivos mercados de contratos públicos.

Mas Michel Barnier avisa que a oferta dos 27 está submetida a duas condições: "Primeiro, precisamos de garantir que a concorrência se mantém aberta e justa. Já acordámos com o Primeiro ministro Boris Johnson que a nossa futura parceria deverá evitar, e cito, vantagens concorrenciais injustas".

Para a União Europeia deve haver um alinhamento nos padrões sociais e ambientais, também para que a concorrência entre os dois blocos seja equilibrada e não distorcida, por exemplo com ajudas de Estado.

Na apresentação das linhas negociais dos 27, Barnier apresentou uma segunda condição para se alcançar um acordo: "O nosso acordo de livre comércio deverá incluir um acordo sobre as pescas. Este acordo deverá fornecer acesso contínuo e recíproco aos mercados e às águas com partilha de quotas estável".

Estes são dois dos pontos mais sensíveis a negociar. A outra questão prende-se com a governação da futura relação no caso de um desacordo entre os dois blocos. Outro obstáculo é o tempo, já que o acordo deverá estar fechado antes do fim do ano, e é uma margem estreita para uma negociação delicada que terá que incluir também as questões de segurança.

Seja como for, Michel Barnier também lembra que a futura relação não será idêntica àquela que o Reino Unido tinha com os 27 na União Europeia.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.