Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Convite da Galp a secretário de Estado. “Obviamente que há indícios de crime”

04 ago, 2016 - 10:15

Pelo menos dois membros do Governo viajaram para França a convite da Galp, para verem jogos do Euro 2016. Além do secretário de Estados dos Assuntos Fiscais, o secretário da Indústria.

A+ / A-

Fernando Negrão vê indícios de crime no caso do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais. O também presidente da Comissão Parlamentar Eventual para o Reforço da Transparência no Exercício de Funções Públicas entende que Rocha Andrade estava impedido legalmente de aceitar o convite da Galp para ir a França ao Campeonato Europeu de Futebol.

“Se queremos discutir isto no plano criminal, obviamente que há indícios da prática de um crime, da obtenção de vantagens de forma ilegítima, que é o caso, porque há aqui efectivamente uma viagem paga e não sabemos se é em troca de seja o que for ”, explicou à Renascença.

O deputado do PSD e magistrado defende que este caso deve ser clarificado. “Um governante não se pode dar ao luxo de situações equívocas nesta matéria. Por isso, isto tem que ser e deve ser esclarecido”.

Depois de confrontado pela revista “Sábado”, Rocha Andrade disse não ver nada de grave em ter viajado às custas de uma empresa que tem um contencioso de 100 milhões de euros com o Fisco, mas para não deixar dúvidas, um mês depois oferece-se para pagar a conta. Em comunicado, já afirmou que aceitou o convite por entender que se tratava de um quadro de "adequação social".

O secretário de Estado assistiu a dois jogos em França a convite da Galp.

O CDS já pediu a demissão do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais por considerar "reprovável e grave" que tenha viajado a convite da Galp para assistir a jogos da selecção de futebol no Campeonato Europeu/2016.

Mas há outro caso: o do secretário de Estado da Indústria, que também esteve em França a convite da Galp.

João Vasconcelos confirma à Renascença que recebeu e aceitou o convite e explica que pagou uma viagem de avião. O secretário de Estado informa ainda ter pedido à petrolífera que esclareça se há despesas adicionais, as quais serão devidamente reembolsadas.

O CDS também já pediu o afastamento do secretário de Estado da Indústria. À Renascença, Telmo Correia considera ainda urgentes explicações por parte do primeiro-ministro. E se não forem satisfatórias, o CDS admite outras iniciativas parlamentares.

A Renascença também contactou a Galp para saber se houve outros convites semelhantes, mas a petrolífera não responde directamente, dizendo apenas que "este tipo de iniciativas é comum e considerada aceitável no plano ético das práticas empresariais".

O objectivo, acrescenta a empresa, era "fomentar o espírito de união em torno da selecção nacional".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • panamapapers
    24 ago, 2016 lisboa 18:01
    O secretário anterior arranjou o problema das listas VIP,este q alegadamente fez maus negócios com os aviões kamonov? em 2006- 2008.,arranja várias broncas,futebol,impostos sobre o sol,paisagens ,terraços e umdia janelas e tapetes do Iraqe,controle total do pessoal através da maqina fiscal tal q nem as SS e Gestapo.Bem parece n haver nos partidos Gente.Os melhores entre os melhores de vários grupos etários estão a sair do Pais e os q cá ficam n trabalham na causa publica por pudor e tb porque n têm filiação nem são submissos.
  • sergio marinho
    23 ago, 2016 viana do Castelo 17:17
    Por putos nos órgãos de governação da nisto, visto não saberem saber estar. Todavia, os impertinentes devem olhar para o seu umbigo que está demasiado emsombrado para não dizer o termo apropriado
  • Amer
    20 ago, 2016 Rio de Mouro 12:48
    É inaceitável a situação destes membros do Governo. A justiça deve averiguar e dar o seu parecer e se for caso disso condenar. Depois disto e caso haja medidas condenatórias, os senhores do Governo devem demitir-se e pedir desculpa ao povo Português. E o Primeiro Ministro deve também pedir desculpas pelo facto de não ter ética nem pudor em condenar tais actos. E, se a Galp considera normal estas atitudes é preciso averiguar. Toda a gente fala em transparência, da esquerda à direita, então meus amigos peçam todos a clarificação destes actos. Não há democracia se a justiça não funcionar.
  • graciano
    15 ago, 2016 alemanha 11:55
    o costa falou e o resto aceitou e o caso ficou enderrado ou nao seja este este governo o aotoproclamado o governo da justica esquerdista
  • Álvaro
    05 ago, 2016 Azeitão 15:57
    Comum é aceitável ? Mas então o sucateiro tēm razão assim como o Armando Vara e mais alguns funcionários dos caminhos de ferro , o Sr. Director do SEF e mais alguns Marmores da Judiciária etc etc etc . Mas que brincadeira é esta? Abram um processo e apliquem as leis que existem e foram criadas para evitar estas situções e sejam exemplares com ambas as partes ( GALP. E Funcionários Públicos)Basta de Gozo .
  • JCR
    04 ago, 2016 Lisboa 19:30
    O Negrão, ainda está Marrão, que é pra rimar, com o que lhe fizeram na eleição pra presidência da Assembleia da República, o que é que se pode dizer deste homem que disse numa TV, e cito, "Esta conduta pode, efectivamente, configurar a prática de um crime, não quer dizer que configure, mas pode configurar...."...ó magistrado Negrão, então em que é que ficamos??? Como é que é possível, 1 homem que disse o que disse, ser 1 magistrado desta nação??? De certeza absoluta, que as suas sentenças, devem ter vários tradutores, pra se fazer a tradução pra linguagem dos comuns dos mortais, também não estou de acordo com estas viagens, mas tenho moral pra dizer isso, agora se os envolvidos pagarem as viagens, o que é que o PSD virá depois dizer, e principalmente, terão qualquer tipo de alguma moral, pra agora criticarem o que quer que seja? Ou estão eles já esquecidos do caso dos Vistos Gold, aonde estava envolvido o ministro da Administração Interna? Santos e Diabos, não existem, pelo que, não podem, nem sequer têm moral absolutamente nenhuma para falar, quem durante nestes 40 anos, desgovernou esta pobre nação e povo, e que eu saiba, o PSD e o seu líder supremo, Acabado Silva, contribuíram e muito, para o país estar como está, tendo o seu líder, destruído este país, durante 22 anos, 2 como ministro das Finanças, 10 como primeiro-ministro e 10 com presidente da República, nessas alturas, ó Negrão, aonde é que tu estavas? Ah, espera, não podias falar, porque estavas no desgoverno!!!
  • Hermínio Gomes
    04 ago, 2016 Leiria 19:03
    ministrosá indícios de crime o mais certo é acabarem promovidos a ministros. O Sr. PR já fez que pagava a viagem, mas como cego é o cão e para ele pagar outros deveriam seguir p exemplo.... É por estas e outras que estamos falidos. O pessoal no poder tem que se precaver. Acrescentar a isto são as nomeações dos boys para administradores, gestores e outros.. odores e estamos falidos.
  • jose magalhães
    04 ago, 2016 lisboa 14:18
    Mais uma campanhazinha orquestrada, e desta vez por uma pessoa que pela posição que ocupa, deveria pensar duas vezes. Este Senhor, com a instrução que tem sabe que esta pratica em Portugal e em toda a Europa é o normal de todos os dias. Inclusivamente, segundo a legislação, estas despesas são verbas legalmente contabilizadas por qualquer empresa. ´E de lei. O Sr. Deputado, magistrado e mais coisas ainda, deveria primeiro, e antes de dizer que há indícios de crime, explicar aos portugueses, tal como se todos estivessem na primária,... ONDE VÊ OS INDICIOS DE CRIME. Ficamos a aguardar.
  • José
    04 ago, 2016 Sintra 14:07
    Alguém sabe quem foi o senhor juiz, ex-governante, que informava os amigos das rusgas da PJ a uma tal universidade? Só deve atirar pedras quem não tem telhados de vidro! Nota: Srs. governantes, vergonha... vão embora que arranjam emprego com facilidade, xô.
  • rosinda
    04 ago, 2016 palmela 13:14
    E melhor o secretario de estado do tesouro enfiar uma caraca porque senao qualquer dia o ze mourinho tem que vir ao funeral do primo! A noite para o carro vai se enfiar no partido socialista deve ir entregar parte do tesouro aos camaradas socialistas!

Destaques V+