Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

CDS pede demissão de secretário de Estado

03 ago, 2016 - 23:34

Fernando Rocha Andrade viajou a convite da Galp para assistir a jogos do Euro.

A+ / A-

O CDS pede a demissão do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais por considerar "reprovável e grave" que tenha viajado a convite da Galp para assistir a jogos da selecção de futebol no Campeonato Europeu/2016.

"É um procedimento reprovável e não é de maneira nenhuma aceitável. A situação é reprovável e grave", afirmou à agência Lusa o deputado e vice-presidente do CDS Telmo Correia, lembrando que a Galp tem um "conflito público com o Estado".

Para o CDS, o primeiro-ministro "deve esclarecer como como vê a permanência de um secretário de Estado nestas condições no Governo".

Além disso, o CDS quer o secretário de Estado tire "as consequências óbvias do seu comportamento", afirmando que essas consequências são a demissão do cargo.

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais veio já dizer que pretende reembolsar a Galp da despesa da viagem para assistir a jogos da selecção no Campeonato da Europa, embora encare com normalidade ter aceitado o convite da empresa.

Numa nota enviada à Lusa pelo gabinete de imprensa do Ministério das Finanças, o secretário de Estado confirma que aceitou o convite feito pela Galp, "enquanto entidade patrocinadora da Selecção Nacional", para assistir a dois jogos.

Fernando Rocha Andrade sublinha que "considerou o convite natural, dentro da adequação social" e entende que "não existe conflito de interesses".

"No entanto, para que não restem dúvidas sobre a independência do Governo e do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, o secretário de Estado contactou a Galp no sentido de reembolsar a empresa da despesa efectuada", refere o Ministério das Finanças.

A edição online da revista Sábado noticiou que o secretário de Estado Fernando Rocha Andrade viajou a convite da Galp para assistir a encontros da selecção portuguesa durante a fase de grupos do Europeu.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rosinda
    04 ago, 2016 palmela 17:23
    So tem uma coisa a fazer demitirem-se como pede o cds ! Ca em casa e que nos perdoamos aos filhos pais ou aos netos .
  • Americo
    04 ago, 2016 Maia 16:43
    Boa tarde Demissão ?? Para quê ?? É tudo igual. Os n/ Políticos são todos uns ...
  • JCR
    04 ago, 2016 Lisboa 11:35
    O partido dos Submarinos, da Portucale e de mais coisas, com a saída do seu ex-líder Paulo das Feiras, pra Mota & Engil, o tal que era irrevogável, mas afinal quis foi 1 tacho melhor, devia era ter mais 1 pouco de vergonha na cara, também não estou de acordo com estas viagens, mas se os envolvidos vão devolver o dinheiro, e esperemos que isso aconteça, então depois, o que é que virá vir dizer, o partido muleta do PSD? Devia era estar mais preocupado com os 300 milhões, que segundo o ministro corrente da Agricultura, faltam no ministério, que curiosamente, foi desgovernado pela corrente líder do CDS, deveriam era de estar também mais preocupados, com os milhares de negócios e de pessoas, que tiveram as suas vidas completamente alteradas, pela lei das rendas, tendo muitas dessas pessoas e negócios, terem que sair do sítio aonde viviam, impostas também e curiosamente, pela corrente líder do CDS, deixem-se mas é de esquemas de santos e diabos, porque isso não existe, o CDS não é nenhum partido de santos, e os outros, uns diabos, porque se fossem santos, então não tinham permitido o aumento brutal de impostos, feito pelo ministro das Finanças Vitor Gaspar, aonde é que estavam nessa altura, os santinhos, os impolutos, deputados e governantes do CDS? Se calhar, estariam a engolir sapos, ou então, a tomarem muitos Kompensans pra azia, memória, e principalmente, vergonha na cara, precisa-se e muito, neste país, e principalmente, os partidos que têm desgovernado esta nação e este povo!
  • su
    04 ago, 2016 lx 10:57
    Foram ver o Euro ......deviam ter vergonha na tromba ....
  • Pedralvas
    04 ago, 2016 Lisboa 09:31
    A atitude agora é, "fui apanhado, devolvo o dinheiro" é o segundo membro deste geringonça, o outro dava outra morada para receber apoios financeiros, uma vergonha uma falta de ética
  • João Lopes
    04 ago, 2016 Viseu 09:26
    "Não basta à mulher de César ser honesta, mas deve parecê-lo". Os Secretários de Estado devem devolver o dinheiro e devem devolver o cargo que ocupam no Governo!
  • Zé das Coves
    04 ago, 2016 Alverca 08:36
    Quem devia estar preso eram todos os responsáveis pela privatização da GALP, por terem vendido uma empresa que dava lucro ao País e crucial para a nossa economia !
  • Fernando
    04 ago, 2016 Lisboa 07:56
    Será que o CDS também vai pedir a demissão dos deputados do PSD que foram ao Europeu com bilhetes e viagens pagas pelo Joaquim Oliveira? Luis Montenegro, Luis Campos Ferreira e Hugo Soares para além dos bilhetes e das viagens tiveram repastos de luxo pagos por Joaquim Oliveira. Vamos ficar a aguardar pela indignação do Telmo Correio do CDS na AR. Ou será que para o CDS só existem comportamentos éticos reprováveis para os seus opositores? Vamos aguardar com calma.
  • Sofia
    04 ago, 2016 Lisboa 07:39
    Se este Sr. tivesse um pingo de dignidade saía pelo próprio pé.
  • Luis
    04 ago, 2016 Lisboa 07:25
    Este caso para o CDS Tuc Tuc é éticamente reprovável? Todas as escandaleiras do anterior governo Pafioso, que foram tantas que é dificil de enumerar, não foram? Porquê? A ida do Burroso para o Banco Goldman Sachs que até foi enaltecida pelo CDS TT é éticamente aceite?. A moçoila da Ronalda, lider do grupelho CDS TT, como não pode fazer uma oposição construtiva ao actual governo, por causa de toda a desgraça que foi o governo Pafioso, utiliza todos os "pseudo casos" de lana caprina para demonstrar que faz oposição ao governo e que a liderança do CDS TT está em boas mãos. Em que é que a Ronalda pode fazer oposição? Quais são hoje as bandeiras do CDS TT. Por isso é que nenhum dos queridos boys do Irrevogável Portas Feirante quiseram agarrar o partido e empurraram a moçoila. E ela coitada tenta sobreviver num cargo para o qual não nasceu por muita vontade que os medias tenham em demonstrar o contrario.

Destaques V+