Tempo
|
A+ / A-

Governo vai criar "código de conduta" e dá por "encerrado" caso das viagens pagas pela Galp

04 ago, 2016 - 17:07

"Os três governates fizeram questão de reembolsar as despesas do patrocinador" e têm condições políticas para continuar no cargo, defende o ministro dos Negócios Estrangeiros.

A+ / A-
Governo vai criar "código de conduta" e dá por "encerrado" caso das viagens pagas pela Galp
Governo vai criar "código de conduta" e dá por "encerrado" caso das viagens pagas pela Galp

O Governo dá por "encerrado" o caso das viagens paga pela Galp a três secretários de Estado, mas anuncia a criação de um "código de conduta" para desfazer todas as dúvidas.

A reacção do executivo surgiu esta quinta-feira à tarde numa declaração aos jornalistas do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, que está a substituir o primeiro-ministro, António Costa, que se encontra de férias.

Em causa estão as viagens pagas pela Galp a três secretários de Estado para ver jogos da selecção portuguesa no Europeu de Futebol. Santos Silva argumenta que se tratou de "uma iniciativa de apoio público à selecção", suportada por um dos patrocinadores da selecção que pagou os custos.

"Iniciativa que não é a primeira vez que acontece e que mobilizou dezenas de personalidades, entre os quais três membros do Governo”, referiu o chefe da diplomacia portuguesa.

O ministro prosseguiu, esclarecendo que, tendo a iniciativa suscitado dúvidas na opinião pública, "os três governates fizeram questão de reembolsar as despesas do patrocinador" e têm condições políticas para continuar no cargo.

"Ao fazê-lo, do ponto de vista do Governo o caso fica encerrado", sublinhou.

Perante a polémica e para não haver dúvidas no futuro, Augusto Santos Silva anuciou que "o conselho de ministros aprovará um código de conduta para membros deo Governo e altos dirigentes da administração publica".

Os governantes que foram ao Euro 2016 com custos pagos pela Galp são o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade; o secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos; e o secretário de Estado da Internacionalização, Jorge Costa Oliveira.

O CDS exige a demissão de Rocha Andrade e o PSD considera que há "indícios de crime". O Bloco de Esquerda e o PCP criticaram os governantes envolvidos no caso, mas não exigem demissões.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • P
    13 ago, 2016 Lx 14:34
    Matou mas pagou o funeral, caso encerrado. Só um arruaceiro pode dizer semelhante disparate, não é verdade ò augusto?
  • Zé D'aurora
    07 ago, 2016 Mirandela 16:09
    Ora, ora, se há coisa que estes secretários de estado não têm é "condições políticas" para continuarem nos cargos. O mais caricato, de toda esta embrulhada, é os referidos senhores nem sequer terem a noção da dignidade mínima para se demitirem. Preferem que o PS e o governo continuem a ser enxovalhados na praça pública. É demais !
  • Jorge Miguel
    06 ago, 2016 Porto 12:50
    Como este arruaceiro e trauliteiro está modificado. Quanto obrigas DIPLOMACIA. Mas vestir roupa fina a um pé descalço,este até sente mal e logo que possa deita a roupa fina fora e coloca novamente a roupa que adora.Parece estar acontecer com o caso do secretário que recebeu um bilhete de avião e despesas de estadia na final do campeonato europeu de futebol. uma viagem
  • graciano
    05 ago, 2016 alemanha 13:25
    nao e o governo quem deve exigir a saida destes ministros mas sim o povo este governo nao para de dar tiros nos pes um ministro da cultura que da bofetadas 3 ministros que aceitam subornos e caso para perguntar o que vira a seguir mas para os sr da esquerda esta tudo bem quando estao no poleiro podem cantar de galos o povo nao passa de galinhas procriadores de ovos
  • Profesor Martelo
    05 ago, 2016 Amaraleja 10:41
    Ao que Portugal chegou! Gente que nos (des)governa nem a eles próprios se conseguem governar. Se tivessem espinha dorsal, valores e educação já se tinham demitido. desafio o governo a criar também um "código de boas maneiras na cama"!
  • Pedro
    05 ago, 2016 SEtúbal 10:27
    Cambada de corruptos.... estes políticos de meia tijela só se governam a eles, o povo deveria fazer justiça pelas próprias mãos perante os políticos. E convidaram logo os governantes que possuem o litigio em mãos.... coitadinhos.... são tão inocentes estes gestores da GAlp.... e os nosso politicos .. coitados aceitaram.... tenham vergonha... gente corrupta, sem vergonha, é esta a classe que deveria dar o exemplo... vergonha...
  • João
    05 ago, 2016 Lisboa 10:06
    A desfaçatez não tem limites! Aceitar subornos é aceitável? É patética esta atitude em disfarçar o indisfarçável, sabemos lá o que acontece por debaixo da mesa! Mais triste é ver os geringonços num esforço idiota para enganar o Povo Português, justificar subornos, corrupção, tudo em nome da geringonça! A falta de vergonha na cara não tem limites! Se fosse com o governo anterior a esta hora haveria berraria por todo lado, qual Virgens ofendidas, agora, calam-se, covardes como são enganam o Povo, a nação inteira, apenas os oportunistas e todos vigaristas desta seita de acordo com os seus princípios acham normal e uma "tempestade num copo de água"!
  • Queresfiadotoma
    05 ago, 2016 Lisboa 08:20
    Sempre a mesma atitude nojenta destes sugadores de dinheiro agarrados ao poder... aceita-se...se se descobrir a gente devolve... e está tudo bem... Corruptos sem ética é o que estes senhores são... Limpeza total na Politica deste País precisa-se... Urgente...
  • Fernando Cerqueira
    05 ago, 2016 Ponte de Lima 08:12
    E se os ladrões fossem do PSD? Aí a coisa seria diferente. Como vemos é esta a cambada que nos rouba em vez de governar este banquete construído por eles. As demissões não se questionam. Efectivam-se. Mas como estes rapazes são sérios, aliás como todos os do PS então fica tudo igual. Haja vergonha.
  • jose ribeiro lopes
    05 ago, 2016 MOSQUEIRO 07:43
    Este da foto tem mesmo cara de gatttttttttt, diz logo a máfia de políticos que temos, até quando vão ter hipótese de gozar com o zé povinho, Quando é que vai aparecer alguém que defenda este POVO desta gatunagem implantada em PORTUGAL, Os verdadeiros terrorista jhiadistas portugueses devem ser combatidos e neutralizados da face da TERRA.

Destaques V+