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Quase 20 mil carros passaram pelo Túnel do Marão no primeiro dia de funcionamento

09 mai, 2016 - 10:39

No domingo, muitos dos automobilistas quiseram percorrer a infraestruturas atraídos pela curiosidade de conhecer o maior túnel rodoviário mineiro da Península Ibérica. Houve até quem tenha esperado nos nós de acesso pela hora anunciada de abertura.

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Nas primeiras 24 horas após a abertura oficial ao trânsito, passaram pela Autoestrada do Marão - Túnel do Marão 17.882 veículos, segundo dados da Infraestruturas de Portugal.

Depois de ter sido inaugurado no sábado pelo primeiro-ministro, António Costa, a Autoestrada do Marão, que incluiu um túnel rodoviário com quase seis quilómetros, abriu por volta das 00h00 de domingo.

Esta nova via liga Amarante a Vila Real e conclui a Autoestrada 4 (A4) do Porto até Bragança.

Segundo dados fornecidos à agência Lusa pela IP, entre as 00h00 de domingo e as 00h00 de segunda-feira passaram pelo Túnel do Marão 17.882 veículos.

O preço da portagem cobrada nos cerca de 30 quilómetros da Autoestrada do Marão é de 1,95 euros (veículos classe 1), 3,40 euros (classe 2), 4,40 euros (classe 3) e 4,90 euros (classe 4).

No domingo, muitos dos automobilistas quiseram percorrer a infraestruturas atraídos pela curiosidade de conhecer o maior túnel rodoviário mineiro da Península Ibérica.

Houve até quem tenha esperado nos nós de acesso pela hora anunciada de abertura e, no domingo, assistiu-se a um cenário até agora pouco usual no Itinerário Principal 4 (IP4), de uma estrada praticamente vazia.

O Túnel do Marão que rasga a serra é alternativa ao IP4, uma estrada com traçado de montanha, com subidas e descidas acentuadas, e que foi palco para muitos e graves acidentes.

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  • Carlos Moreira
    09 mai, 2016 Vila Real 15:03
    Continuarei a passar no IP4, entre Vila Real e Amarante, evitando o túnel e as portagens. O IP4 é uma excelente rodovia. Os condutores é que são inconscientes e perigosos. Quem gosta de pagar quase 2 euros por passar com um veículo ligeiro, que o faça. Quanto ao propalado desenvolvimento que as autoestradas trazem, é uma falsidade. A Suécia tem 700 quilómetros de autoestradas, Portugal tem 3000 quilómetros, e a Suécia leva décadas de avanço sobre Portugal. Noruega, Dinamarca, Finlândia e Irlanda são países muito mais desenvolvidos do que Portugal e, têm poucos quilómetros de autoestradas.

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