Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sócrates acusa: Passos Coelho "não compreendeu o simbolismo" do Túnel do Marão

07 mai, 2016 - 16:55

Antigo primeiro-ministro, convidado pelo governo de António Costa para a inauguração do túnel, diz que se vivem agora tempos de "decência democrática" no país.

A+ / A-

O antigo primeiro-ministro José Sócrates acusou, este sábado, Pedro Passos Coelho de "não ter compreendido o simbolismo da inauguração do túnel do Marão".

"Tarda em compreender o simbolismo desta obra. Isto é mais do que uma obra pública, é mais do que um túnel, isto é um reencontro do país consigo próprio, com uma identidade regional que há muito tempo estava afastada do desenvolvimento", comentou o ex-governante socialista, depois de Passos Coelho ter recusado o convite para estar presente.

O antigo primeiro-ministro socialista disse ter-se deslocado este sábado ao Marão para participar na inauguração daquela obra pública, no sentido de assinalar "que o Governo português agora faz convites como antigamente se fazia, com a grandeza e decência democrática".

"Por isso, decidi corresponder a esse convite, para respeito com o Governo e para com o que isto significa para os transmontanos e para todo o país", acrescentou.

Sócrates insistiu: "O facto de ter sido convidado, apenas nos diz que este novo Governo cumpre aquilo é a decência e a grandeza democrática. Já no meu tempo era assim, nós convidávamos todos os anteriores governantes para a inauguração de obras que tinham tido a sua participação".

Sobre a importância da infra-estrutura, o antigo governante afirmou aos jornalistas que não se trata "apenas de mais uma obra pública".

"Este túnel do Marão significa que, de uma vez por todas, se põe termo a um tempo em que havia os de cá e os de lá. Esta obra pública significa um reencontro do país consigo próprio, em que o território português fica uma pouco mais justo e um pouco mais igual", declarou.

"Esta obra foi também uma obra política no sentido em que houve uma decisão política", acrescentou.

"A verdade é que em 2005 morriam aqui 22 pessoas por ano, era essa a média de sinistralidade. Quando este túnel abrir, as previsões são que morra entre zero e uma pessoa. Portanto, esta ligação entre Amarante e Bragança significa que o país fez um esforço e um investimento para poupar vidas”, disse o antigo primeiro-ministro, minimizando o custo da obra.

“Se pensarem nos custos para o país dos acidentes nos últimos 30 anos, isso pagaria este túnel", disse José Sócrates.

Costa saúda Sócrates pelo contributo para a obra

O primeiro-ministro disse que inaugurar o Túnel do Marão abre séculos de oportunidades para Trás-os-Montes e, na pessoa de José Sócrates, saudou todos os que contribuíram para a sua conclusão.

"Hoje é um dia histórico para o país com a inauguração desta infraestrutura", afirmou António Costa, no seu discurso que teve como palco o interior de uma das galerias do Túnel do Marão.

"E quero, na pessoa do senhor engenheiro José Sócrates, cumprimentar e saudar todos aqueles que desde 2007 até hoje contribuíram para que esta obra tenha sido concluída", salientou.

O primeiro-ministro aproveitou para homenagear os que trabalharam e projetaram esta obra e os autarcas que se bateram pela conclusão da autoestrada que liga Amarante a Vila Real.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Toupeira
    11 mai, 2016 Bragança 22:12
    O socrates esta/ se a edpecializar em tuneis pois pode precisar desses conhecimentos muito em breve!
  • Pedro Cabral
    09 mai, 2016 Portugal 18:22
    Sócrates ainda não compreendeu o simbolismo do Nº44!!!!!!!!! Paulo Pedroso compreendeu o simbolismo do seu!
  • Álvaro Pereira
    08 mai, 2016 Vila Real 01:37
    Em contrapartida, Sócrates compreende o significado dos "túneis" e "jogadas subterrâneas" em que se meteu e em que meteu Portugal.
  • Pinto
    08 mai, 2016 Custoias 00:34
    Até concordo consigo em algumas coisas, todavia pergunto-lhe.... onde estão os milhões que pôs no Panamá? O património e contas bancárias que tem na Suíça em nome de terceiros, penso que para se redimir devia uma vez por todas assumir que praticou desvios, corrupção, fraudes, favorecimentos etc. Afinal há quem roubasse mais e ande de cabeça erguida e sem vergonha.
  • victor manaia cordei
    07 mai, 2016 ARLON 21:34
    "Respeito pelos portugueses"...(socrates )., que respeito ele tem pelos portugueses ?....
  • Manuel Antunes
    07 mai, 2016 Serta 20:58
    Triste e vergonhoso!!!!
  • João Lopes
    07 mai, 2016 Viseu 19:47
    “Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és”: Passos Coelho fez bem em não querer estar na inauguração lado a lado com o grande malabarista António Costas e o ex-primeiro-ministro do PS, José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa, o tal que deixou Portugal na miséria e ainda por cima está em liberdade condicionada e continuando a ser investigado pelos crimes de fraude fiscal qualificada, corrupção e branqueamento de capitais…
  • fanã
    07 mai, 2016 aveiro 19:08
    O P.C não presenciou..............não faz mal , só iria estragar a cerimonia !
  • Tozé Mirolho
    07 mai, 2016 Braga 19:00
    Nós, os comuns mortais , aqueles que trabalham e cuja preocupação diária é dar de comer aos filhos e ganhar o suficiente para pagar os impostos a que é obrigado temos MUITO MUITO MUITO que aprender com os políticos . Não digo mais . Para bom entendedor ...
  • ALVES
    07 mai, 2016 PINHO 18:56
    "decência democrática" É ROUBAR MILHOES ...SO PROVA QUE ESTE POLITICOS DE MEIA TIJELA SAO TODOS CORRUPTOS...

Destaques V+