Tempo
|
A+ / A-

Lançada petição contra a eutanásia

13 mai, 2016 - 16:22 • Filipe d'Avillez

Recolha de assinaturas começa na Caminhada pela Vida, este sábado, em Lisboa.

A+ / A-

A organização da Caminhada pela Vida vai lançar uma petição pública, durante o evento, pedindo aos deputados que não aceitem a legalização da eutanásia e exigindo o reforço dos cuidados paliativos.

O lema da Caminhada pela Vida deste ano, que é a sexta, é “Toda a Vida tem Dignidade”. Será esse o título da petição. A recolha de assinaturas começará durante a caminhada, que começa às 15h00 no Largo Camões, em Lisboa, e percorre várias ruas até chegar á Assembleia da República.

Em 2015 a caminhada acabou por não se realizar, uma vez que a data para a qual estava marcada acabou por coincidir com o dia de reflexão para as eleições legislativas, mas na de 2014 foi lançada a iniciativa legislativa de cidadãos “Pelo Direito a Nascer”, que pedia uma revisão da lei do aborto e uma série de medidas de promoção da natalidade.

A iniciativa recolheu mais de 50 mil assinaturas em três meses e levou a coligação a aprovar algumas medidas, mas que foram revogadas pela actual maioria de esquerda logo no início do seu mandato.

O texto completo da petição “Toda a Vida tem Dignidade”, que pede ainda mais apoios para os idosos, apenas será divulgado no sábado.

Este ano a Caminhada pela Vida contará com a presença de Jaime Mayor Oreja, presidente da Federação Europeia de Movimentos de Defesa da Vida. Mayor Oreja foi ministro da Administração Interna de Espanha, eurodeputado e vice-presidente do Parlamento Europeu.

O patriarca de Lisboa, e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Manuel Clemente, já apelou publicamente à participação popular na caminhada.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    13 mai, 2016 aveiro 18:25
    Preferem suicídios violentos a um fim com dignidade ?????????
  • Carlos Gonçalves
    13 mai, 2016 Seixal 17:50
    “Toda a Vida tem Dignidade” Por isso mesmo EU TENHO DIREITO A MORRER QUANDO E COMO QUERO SE ESTIVER A VEGETAR!!! Ninguém pode ter a veleidade de mandar na minha maneira de ser e/ou estar no mundo, conquanto isso não prejudique terceiros. Quem são esses fulanos da Caminhada pela Vida? Que vida ? EU QUERO PODER DECIDIR DA MINHA VIDA !!!

Destaques V+