Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa recorda novos bispos que por detrás de cada carta que recebem está uma pessoa

19 mar, 2016 - 11:01 • Filipe d'Avillez

Francisco diz que lhe faz pena quando ouve falar em padres que tentam agendar um encontro com os seus bispos mas é-lhes dito que só o poderão ver daí a três meses.

A+ / A-

O Papa Francisco ordenou este sábado dois novos bispos.

Numa cerimónia no Vaticano, Francisco recordou que ser bispo é um serviço e não uma honra e que estes se devem esforçar por ser próximos dos fiéis e dos seus padres.

“Colocados pelo pai à cabeça da sua família, sigam sempre o exemplo do Bom Pastor, que conhece as suas ovelhas. Por detrás de cada papel, de cada carta, há uma pessoa. Que essa pessoa seja conhecida por vós e que vós sejais capazes de os conhecer.”

“Amem com o amor de pai e de irmão todos aqueles que Deus vos confia. Antes de mais os padres e os diáconos”, disse Francisco.

“Faz pena quando vemos um padre a dizer que tenta falar com o seu bispo mas o secretário diz que ele está tão ocupado que não o poderá ver antes de três meses. O mais próximo do bispo é o seu sacerdote. Se não fores capaz de amar o teu próximo não serás capaz de amar a todos.”

Os dois novos bispos trabalham na Curia romana, trata-se do espanhol Miguel Ángel Ayuso Guixot, o secretário do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, que é espanhol e de monsenhor Peter Wells, um americano que irá assumir o cargo de núncio apostólico na África do Sul, Botsuana, Lesoto e Namíbia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+