A+ / A-

Vaticano

Henrique Leitão nomeado para Comité Pontifício de Ciências Históricas

10 jan, 2024 - 19:16 • João Pedro Quesado

Prémio Pessoa em 2014, o investigador é autor de mais de 20 livros e membro da Academia das Ciências de Lisboa.

A+ / A-

Há mais um português no Comité Pontifício de Ciências Históricas do Vaticano. O investigador Henrique Leitão foi nomeado esta quarta-feira, pelo Papa Francisco, juntando-se ao bispo D. Carlos Azevedo e à investigadora Maria de Lurdes Fernandes.

Nascido em 1964, Henrique Leitão formou-se em Física, dedicando-se depois do doutoramento à história da ciência. É investigador principal no Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, e pró-reitor da Universidade de Lisboa.

Henrique Leitão é, atualmente, o coordenador da Comissão Científica encarregue da publicação das Obras de Pedro Nunes. O projeto, iniciado em 2002, é da Academia das Ciências de Lisboa, e subsidiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Co-autor da obra ‘Clavis Bibliothecarum’ – um levantamento de catálogos e inventários de bibliotecas da Igreja Católica em Portugal –, Henrique Leitão foi distinguido com o Prémio Pessoa em 2014. Em 2015, foi condecorado com a Ordem Militar de Sant’Iago da Espada.

O investigador é ainda membro da Academia das Ciências de Lisboa, a Academia de Marinha, a Académie International d’Histoire des Sciences e a History of Science Society.

O Comité Pontifício de Ciências Históricas, criado em 1954 pelo Papa Pio XII, é o sucessor da Comissão Cardinalícia para os Estudos Históricos criado no século XIX. Representa o Vaticano nos organismos internacionais de ciências históricas.

Desde dezembro de 2022 que D. Carlos Azevedo é delegado deste Comité. A investigadora portuguesa Maria de Lurdes Fernandes foi nomeada em 2013.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+