Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

​Euranet

UE vai ter um "roaming para saúde". Como funciona?

25 abr, 2024 - 03:26 • Pedro Mesquita

Eurodeputada Sara Cerdas explica o que é o "Espaço Europeu em Dados de Saúde", que vai avançar em 2028.

A+ / A-
Entrevista a Sara Cerdas
Ouça a entrevista à eurodeputada Sara Cerdas

A União vai criar em 2028 o "Espaço Europeu em Dados de Saúde". O regulamento foi aprovado esta quarta-feira no Parlamento Europeu e, nas palavras da eurodeputada socialista Sara Cerdas, funcionará como espécie de "roaming para saúde, no que diz respeito aos registos clínicos".

Nada como um exemplo, para se perceber: Imagine que vai de férias a França e, subitamente, necessita de cuidados médicos. Quem o tratar terá acesso imediato à sua informação clínica e devidamente traduzida.

A ideia é um tratamento mais rápido e eficaz. Mas atenção: só serão partilhados os dados clínicos autorizados pelo utente, explica à Renascença a eurodeputada Sara Cerdas.

Ouça a entrevista à eurodeputada Sara Cerdas, disponível no topo da notícia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+