Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Motoristas de matérias perigosas aceitaram salário base de 700 euros, diz Antram

08 mai, 2019 - 14:27 • Filipe d'Avillez

Valor é bastante inferior aos 1.200 inicialmente pedidos pelo sindicato dos motoristas, que continua sem descartar a possibilidade de uma nova paralisação.

A+ / A-

O Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) baixou a sua reivindicação salarial de 1.200 para apenas 700 euros mensais mais subsídios, afirmou esta quarta-feira a Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (Antram), que tem estado a negociar com o sindicato.

Numa nota enviada à Renascença, a Antram explica que, numa reunião que decorreu ao final do dia de terça-feira, “aquele sindicato, numa clara mudança de postura, a que não foram alheios os argumentos da Antram apresentados ao longo dos últimos contactos, apresentou uma nova contraproposta negocial”.

A nova contraproposta assenta, segundo a Antram “num salário base de 700,00€ com efeitos a partir do dia 1 de janeiro de 2020, mantendo-se, em termos gerais, os termos do atual CCTV, ainda que reforçando, em sede de seguros, exames de saúde e subsídio diário adicional a criar, a proteção dos trabalhadores afetos ao transporte de mercadorias perigosas em cisterna.”

As reivindicações da SNMMP levaram a uma crise de abastecimento de combustível em vários pontos de Portugal continental na altura da Páscoa. Os motoristas de matérias perigosas já tinham ameaçado voltar à greve, mas segundo a nota da Antram as conversações estão a decorrer bem. A associação compromete-se a dar uma resposta ao sindicato até final do mês de maio, depois de consultar os seus associados.

A Antram recorda, porém, que “qualquer negociação a ocorrer, terá sempre por base o atual contrato coletivo de trabalho firmado com a FECTRANS”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joaquim Queiroz
    08 mai, 2019 Braga 19:10
    Quer que se faça uma reendivi ação justa,pelo nosso valor.
  • Aiali
    08 mai, 2019 Muito Longe 18:57
    Sois uns tristes!! A pedir 1200 e aceitam 700???? É muito paleio! É à moda do Kosta, só fanfarronice!!

Destaques V+