Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sri Lanka

Sri Lanka. MNE lamenta morte de português nestes "cobardes ataques"

21 abr, 2019 - 14:15 • Redação com Lusa

Augusto Santos Silva lamenta morte de uma pessoa que comemorava “um dia feliz da sua vida” e reforça a "determinação em combater o terrorismo".

A+ / A-

O ministro português dos Negócios Estrangeiros lamenta a morte de um português nos atentados em igrejas e hotéis no Sri Lanka. “Expressamos as nossas condolências à sua família”, lê-se no Twitter.

Em vários ‘posts’ publicados nesta rede social, o ministro Augusto Santos Silva afirma que a solidariedade do Governo "está com as vítimas, o povo e as autoridades" e que “o Governo português condena nos termos mais veementes os cobardes atentados que atingiram, hoje, igrejas e hotéis no Sri Lanka, causando a morte a muitas dezenas de pessoas".


As oito explosões ocorridas, neste domingo de manhã, no Sri Lanka provocaram, até ao momento, 207 mortos e mais de 400 feridos.

Entre as vítimas mortais está um cidadão português com cerca de 30 anos, um holandês e dois turcos, além de mais 32 cidadãos estrangeiros.

Em declarações à Renascença, o ministro Augusto Santos Silva realça a vítima portuguesa, “ainda por cima uma pessoa que se encontrava em turismo no Sri Lanka para comemorar um dia feliz da sua vida”.

“É muito triste que isso tenha acontecido”, afirma, garantindo à família “o apoio no que seja necessário”.

A capital do país, Colombo, foi a mais fustigada, com quatro hotéis de luxo e uma numa igreja. Duas outras igrejas foram também alvo de explosões, uma em Negombo, a norte da capital e onde há uma forte presença católica, e outra ao leste do país.

O Presidente, Marcelo Rebelo de Sousa, e o secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, já reagiram aos ataques, tal como grande parte da comunidade internacional e o Papa Francisco, que condena “tão cruel violência”.

Série de atentados no Sri Lanka deixa quase 200 mortos. Uma das vítimas é portuguesa
Série de atentados no Sri Lanka deixa quase 200 mortos. Uma das vítimas é portuguesa
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+