Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

França proíbe novo protesto dos coletes amarelos convocado para este sábado nos Campos Elísios

22 mar, 2019 - 13:15 • Redação

Governo de Macron já tinha avisado que ia impedir manifestações nos "bairros mais afetados" pela violência dos últimos meses.

A+ / A-

A polícia francesa anunciou esta sexta-feira que um protesto dos chamados "coletes amarelos" convocado para este sábado na área dos Campos Elísios, no centro de Paris, não vai poder avançar.

"Didier Lallement, comandante da polícia, proíbe qualquer ajuntamento dos coletes amarelos ao longo da avenida dos Campos Elísios e seu perímetro, incluindo junto à presidência da República e à Assembleia Nacional", lê-se num comunicado emitido pelas forças de segurança de Paris.

(Vídeo do Governo contra a violência que tem marcado protestos)

Para amanhã estão convocadas novas manifestações para dezenas de cidades francesas, naquele que será o 19.º sábado consecutivo de protestos organizados pelo movimento surgido em novembro de 2018.

No início da semana, o Governo de Emmanuel Macron tinha anunciado, no rescaldo de novos episódios de violência e pilhagens em Paris, que a partir de agora seriam proibidas manifestações dos coletes amarelos nas "áreas mais duramente afetadas" nos últimos meses, entre elas os Campos Elísios, em Paris, o capitólio em Toulousse e a praça Pey-Berland em Bordéus.

Quem violar esta diretiva enfrenta multas de até 135 euros. Aquando do anúncio feito pelo primeiro-ministro, Édouard Philippe, as autoridades fizeram questão de sublinhar que fora das zonas citadas vão aceitar qualquer protesto enquanto "liberdade fundamental" dos cidadãos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+