A+ / A-

Casa Comum

Novo Banco, problemas velhos

06 mar, 2019 - 20:39

O "buraco" no Novo Banco, a polémica em torno do juiz Neto de Moura e as propostas do Presidente francês para a Europa foram temas em destaque no Casa Comum desta semana, com o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina.

A+ / A-
Casa Comum - Novo Banco, velhos problemas - 06/03/2019

As propostas de Macron para uma Europa diferente para melhor

Numa análise às propostas feitas pelo Presidente francês, o socialista Fernando Medina lembra que "teve um carácter inédito", com "o Presidente francês a dirigir-se directa e pessoalmente às pessoas da Europa". Fê-lo sozinho (não numa carta escrita com Merkel, que é o que acontece habitualmente) e assumiu essa liderança e responsabilidade. Segundo ponto, sinaliza de forma límpida um momento de urgência na UE, em que os nacionalismos/populismos estão a crescer e ele diz que "este é o momento de agir porque se não vamos destruir a UE". Medina destaca as medidas propostas como a criação de uma agência europeia que assegure a transparência dos métodos democráticos e garantir a liberdade e a veracidade da informação.

Relativamente à protecção, Macron diz que tem de haver um sistema de fronteiras eficaz e que garanta os valores europeus. Tem de haver reforço do espaço Schenguen, mas também um reforço da política comum de asilo. Medina dá razão a Macron: "não podemos lidar com os problemas actuais com a política de asilo existente neste momento". Por outro lado, a Europa precisa de um aumento da população dadas as baixas taxas de natalidade.

Num terceiro ponto, ligado ao progresso, Macron diz que estamos numa concorrência desigual face aos dois blocos (EUA/China) e é preciso alguma protecção comercial interna na UE. Na contratação pública deve ser privilegiada a contratação de europeus, uma vez que essa protevcção existe no interior dos outros dois blocos. Quanto ao chamado Banco Europeu do Clima, Medina aplaude a ideia.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+