Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Autoridades deviam tirar Boeing 737 MAX do ar? “Sem suspeita razoável, não”

11 mar, 2019 - 12:31 • André Rodrigues com redação

Em cinco meses, caíram dois aviões deste modelo. O mais recente acidente deu-se este domingo, quando um Boeing 737 Max da Ethiopian Airlines se despenhou com 157 pessoas a bordo. Ninguém sobreviveu.

A+ / A-

O presidente da Associação dos Pilotos Portugueses de Linha Aérea, Miguel Silveira, considera que não há razão para retirar de circulação aérea os Boeing 737 MAX de forma generalizada.

Em declarações à Renascença, Miguel Silveira diz que, “sem suspeita razoável, não se toma uma medida dessas, que tem um peso tremendo”.

A questão ganhou importância depois de a Air China e a Ethiopian Airlines terem suspendido a frota de aviões Boeing 737 MAX.

No domingo, um avião deste modelo, da frota da Ethiopian Airlines, despenhou-se pouco depois da descolagem. A bordo seguiam 157 pessoas, nenhuma das quais sobreviveu ao acidente. A caixa negra do aparelho já foi encontrada.

Este é o segundo acidente do género a envolver este modelo no espaço de meio ano. Um modelo semelhante comprado pela Lion Air já tinha caído ao sobrevoar a costa da Indonésia em outubro de 2018, matando as 189 pessoas que seguiam a bordo.

Em Portugal, a TAP não tem qualquer aeronave deste modelo. No entanto, dado o caráter global da indústria aeronáutica, Miguel Silveira diz que é natural que haja aviões 737 MAX a circular no espaço aéreo nacional.

"O risco será tanto para os ocupantes da aeronave como para as pessoas sobrevoadas", destaca à Renascença.

O 737 da Boeing pertence à família de aviões de passageiros mais vendido no mundo e é considerado um dos mais confiáveis da indústria. O MAX 8 é a versão mais recente da aeronave, que a Boeing lançou em 2017. É uma atualização do 737, que já existe há 50 anos.

Até ao final de janeiro, a Boeing entregou 350 aviões MAX 8, estando já encomendadas outras 5.011 unidades deste modelo.

A Boeing já enfrenta uma série de processos judiciais nos Estados Unidos por causa do acidente da Lion Air, incluindo cinco casos no tribunal federal de Illinois, em Chicago, onde a Boeing tem sua sede.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Costa
    11 mar, 2019 Viana do Castelo 14:11
    QUANTO MAIS NÃO SEJA, E NUMA CONTABILIDADE MACABRA, CARO SENHOR, TEMOS 346 DUVIDAS RAZOÁVEIS A LAMENTAR, NÃO?

Destaques V+