Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Avião cai na Etiópia e mata 157 pessoas

10 mar, 2019 - 09:06 • Redação

Avião esteve no ar apenas seis minutos e há vítimas de 35 países.

A+ / A-

Um Boeing 737 caiu este domingo de manhã na Etiópia e matou 157 pessoas. O aparelho pertence à Ethiopian Airlines e tinha acabado de decolar de Adis Abeba, a capital, com destino a Nairobi, no Quénia.

A bordo seguiam 157 passageiros, de 35 países, e oito membros da tripulação. Não há sobreviventes, segundo a televisão pública da Etiópia. Oito dos passageiros eram de nacionalidade chinesa.

O incidente terá ocorrido às 8h44 (menos uma hora em Lisboa), hora em que a torre de controlo perdeu o contacto com o avião, e a notícia foi comunicada pela própria empresa, num comunicado no Twitter: "O nosso voo ET-302, de Adis Abeba a Nairob sofreu hoje um acidente".

As causas da queda do aparelho são ainda desconhecidas, mas segundo o site sueco Flightradar24, de rastreamento de voos, os dados existentes “mostram que a velocidade vertical ficou instável depois da descolagem”.

De acordo com as informações avançadas, o acidente terá ocorrido cerca de seis minutos após a descolagem do aeroporto da capital da Etiópia, altura em que o aparelho desapareceu dos radares.

Dificuldades depois de descolar

O piloto do avião da Ethiopian Airline pouco depois de descolar de Adis Abeba reportou “dificuldades” e pediu para regressar ao aeroporto da capital etíope, disse o presidente-executivo da companhia, Tewolde Gebremariam.

“O piloto reportou à torre de controlo que estava com dificuldades e que queria regressar”, afirmou o presidente-executivo da Ethiopian Airline, numa conferência de imprensa em Adis Abeba sobre o acidente aéreo que matou todas as 157 pessoas de 32 nacionalidades que estavam a bordo do aparelho (149 passageiros e oito tripulantes).

Segundo Tewolde Gebremariam, o piloto do Boeing 737 “teve autorização” para virar e voltar ao aeroporto de Adis Abeba.

No aeroporto de Nairobi, muitos familiares aguardam mais informações e muitos desejam que os seus entes queridos tenham perdido o voo.

A companhia aérea já publicou os números de emergência para onde se pode ligar.

Face à tragédia, o primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, já manifestou “profundas condolências” às famílias das vítimas, na sua conta oficial no Twitter.

Dois acidentes em cinco meses com o Boeing 737 MAX

A Ethiopian Airlines anunciou, entretanto, que a companhia aérea, as autoridades etíopes, o fabricante Boeing e outras partes interessadas vão colaborar numa investigação para descobrir as causas do acidente.

O acidente de hoje ocorreu cerca de cinco meses depois de um outro Boeing 737 MAX da companhia Lion Air ter caído na Indonésia cerca de 12 minutos após a descolagem e por causa de falhas técnicas, de acordo com os dados recolhidos de uma das caixas negras do aparelho.

O acidente ocorrido em outubro de 2018 provocou a morte de 189 pessoas.

A transportadora

A Ethiopian Airlines é membro da Star Alliance (a mesma que integra a transportadora portuguesa TAP) desde dezembro de 2011 e, de acordo, com o ‘site’ da aliança, trata-se da companhia de bandeira da Etiópia e líder em África.

A Ethiopian Airlines foi fundada em 21 de dezembro de 1945 e a sua rede abrange Europa, América do Norte, América do Sul, África, Médio Oriente e Ásia, ligando as cidades em todo o mundo.

O último acidente desta transportadora aérea aconteceu a 25 de janeiro de 2010, quando um Boeing 737-800 caiu no mar Mediterrâneo, pouco tempo depois de ter iniciado a ligação entre Beirute e Adis Abeba. Nesse acidente morreram 90 pessoas.

Governo manifesta consternação

O Governo português manifestou "profunda consternação" pelas 157 vítimas mortais da queda do avião na Etiópia.

"Foi com profunda consternação que o Governo português tomou hoje conhecimento da queda de uma aeronave na Etiópia, que partiu de AdisAbeba com destino a Nairobi", refere um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
O Governo manifesta ainda "as suas mais sinceras condolências às famílias das 157 vítimas do trágico acidente".
Expressa também a sua solidariedade para com os governos da Etiópia e do Quénia, "nesta hora de luto".

[notícia atualizada às 17h08]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+