Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Moção de censura. Marcelo não aconselha livro, mas receita diálogo

19 fev, 2019 - 20:04 • Maria João Costa

O chefe de Estado passou o dia na Póvoa de Varzim, onde esta terça-feira começou o Festival Literário Correntes d’Escritas. A moção de censura ao Governo e o Acordo Ortográfico foram alguns dos temas abordados numa conversa com os jornalistas e ainda houve tempo para uma história de infância.

A+ / A-
Marcelo na Póvoa de Varzim - Reportagem de Maria João Costa

Na véspera da discussão da moção de censura do CDS ao Governo, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defende o diálogo entre o primeiro-ministro e os partidos com assento parlamentar.

O chefe de Estado passou o dia na Póvoa de Varzim, onde esta terça-feira começou o Festival Literário Correntes d’Escritas, e foi questionado sobre que livro deveria o primeiro-ministro, António Costa, ler antes do debate de quarta-feira.

“O primeiro-ministro lê muito e gosta de ler muito, quem sou eu para lhe estar a propor isso. É melhor pedir aos parlamentares que têm essa iniciativa [da moção de censura] que proponham ao primeiro-ministro e o primeiro-ministro dialogue com os parlamentares”, respondeu Marcelo Rebelo de Sousa ao desafio dos jornalistas.

O Presidente da República lembrou também as suas memórias de infância na Póvoa de Varzim, momentos que lhe valeram o seu primeiro grande castigo.

Se hoje o Presidente, por vezes, finta os seus próprios seguranças, a tradição vem de longe. Terá começado na Póvoa. Marcelo tinha 8 ou 9 anos e teve o que chama de primeira aventura de autonomia.

“Um dia, o meu pai veio fazer uma visita oficial e deixou-me no hotel com ordens rigorosas para eu não sair. Eu desapareci do hotel, corri a Póvoa inteira. Quando o meu pai chegou, isso costumou-se a primeira grande punição familiar. Foi por causa da Póvoa”, recorda.

No festival Correntes d’Escritas questionado sobre o desacordo do Acordo Ortográfico, Marcelo Rebelo de Sousa defende a convergência.

“Nós estamos agora a aprofundar aquilo que nos une e vamos ser se, naquilo que nos une, nessa matéria há também convergências”, sublinha o Presidente da República, conhecido também por ser um grande leitor.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+