Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Caixa Geral de Depósitos perdeu mais de 1000 milhões a comprar ações

31 jan, 2019 - 20:09 • Sandra Afonso

A compra de ações do BCP originou as maiores perdas, devido à forte desvalorização do papel, num total de 595 milhões, indica versão preliminar de auditoria.

A+ / A-

Veja também:


A Caixa Geral de Depósitos (CGD) perdeu mais de mil milhões a comprar ações de empresas, de acordo com a versão preliminar da auditoria à gestão do banco público, entre 2000 e 2015, a que a Renascença teve acesso.

Ao todo, em participações, as perdas chegam a 1.107 milhões de euros.

A compra de ações do BCP originou as maiores perdas, devido à forte desvalorização do papel, num total de 595 milhões.

Há ainda outras empresas conhecidas, como a Brisa, onde entre mais e menos valias a Caixa Geral de Depósitos perdeu 29 milhões.

Na Cimpor, o banco estatal perdeu mais 28 milhões e na Vista alegre 15 milhões.

No negócio da La Seda, que chegou a ser considerado um Projecto de Interesse Nacional (PIN), a Caixa reconheceu 100% de imparidades, ou seja, admite que dificilmente recupera os 53 milhões investidos.

No “Boats Caravela”, uma operação para melhorar os resultados contabilísticos, as perdas chegaram aos 340 milhões, que somam aos 40 milhões da Imocaixa - Ajalvir, uma operação para melhorar os resultados em Espanha.

No Allegro e na Antracite, dois fundos de investimento, o banco perdeu mais sete milhões.

Há outras participações em que ainda não há conclusões na versão preliminar. A versão final da auditoria será entregue ao Parlamento, depois da luz verde da Procuradoria-Geral da República.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ze
    31 jan, 2019 algures 21:10
    Gestores dito de Topo,pagos a peso de ouro,Banco de Portugal que deveria fiscalizar operações do banco publico....(ou não?) enfim......o povo paga e não bufa.....como se costuma dizer na gíria popular,mas.......não deveria haver culpados? não deveriam ser responsabilizados? não deveriam ser julgados? (ou não?).......afinal até parece que o crime compensa,assim como as más gestões.

Destaques V+