Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mineiros recorrem a "micro explosões" para chegar a Julen

25 jan, 2019 - 07:38 • Redação

Operações no terreno não pararam durante a noite, mas estão a revelar-se complexas e a demorar mais do que o previsto.

A+ / A-

Continua, esta manhã, a escavação da galeria horizontal que vai ligar o túnel vertical ao poço onde se encontra Julen, o menino de dois anos que caiu a 13 de janeiro.

Em 13 horas, os mineiros escavaram à mão 1,5 metros dos quase quatro metros necessários para chegar ao poço e já tiveram de recorrer a duas "micro explosões". As operações no terreno não pararam durante a noite, mas estão a revelar-se complexas e a demorar mais do que o previsto.

“Contenhamos a respiração pelos mineiros que trabalham sem descanso para resgatar o pequeno Julen, em Totálan, e esperemos por notícias”, escreveu, no Twitter, o centro de emergências da Andaluzia, poucas horas depois de os mineiros da Brigada de Salvamento começarem a descer o túnel.

Esta é a última fase da operação de resgate que começou há quase de duas semanas. Os mineiros estão a descer aos pares numa cápsula de metal construída propositadamente para este resgate. Cada equipa de dois mineiros trabalha em turnos de, no máximo, 40 minutos.

Na noite desta quinta-feira, familiares, amigos e vizinhos de Totalán, em Málaga, organizaram mais uma vigília para apoiar a família de Julen.

Está em curso uma petição em Espanha a pedir que o Prémio Princesa das Astúrias de la Concordia seja concedido à Brigada de Salvamento Mineiro de Humosa, pela sua participação no resgate. A petição, que pode ser encontrado aqui (change.org), já conta com cerca de oito mil assinaturas.

Um tribunal de Málaga já abriu um processo para esclarecer as circunstâncias que tornaram possível a queda de Julen no poço. O furo, escavado para encontrar água, está ilegal. Nem o poço nem as obras subsequentes tinham autorização do município.

Julen e os pais encontravam-se a passear num monte de Totalán (Málaga), onde tinham encontrar-se com outros membros da família para uma “paella”. De repente, o menino caiu num poço sem que ninguém o conseguisse agarrar. O pai garante que começou a tirar todas as pedras que estavam no local e que chegou a ouvir o filho chorar.

Os pais da criança continuam no local e têm recebido apoio da população. O casal perdeu um filho (Oliver) em 2017 devido a um problema cardíaco.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+