A+ / A-

Coletes amarelos atacam gabinete de ministério em Paris

05 jan, 2019 - 19:15

Porta-voz do governo teve de ser evacuado.

A+ / A-

O porta-voz do governo francês, Benjamin Griveaux, foi evacuado no sábado do escritório do ministério em que exerce funções, na rua de Grenelle, em Paris, depois de uma violenta invasão de "coletes amarelos" com uma máquina de construção.

“Não foi a mim que atacaram. Foi à república, às instituições, e à democracia. O que atacaram é a casa da França”, disse o porta-voz.

“É inaceitável e inadmissível. Espero que sejam identificados quem são os responsáveis e que sejam levados à justiça”, afirmou Griveaux à BFMTV.

Os atacantes conseguiram entrar no pátio do prédio depois de terem derrubado a grade usando uma máquina de construção, disse uma testemunha à BFMTV.

Outra testemunha no local afirmou que "por volta das 16h30, cerca de quinze pessoas, algumas vestidas de preto, outras com um colete amarelo, esmagaram a porta do ministério com uma máquina de construção. "

Num outro foco de tensão, o embaixadora sueca em Paris teve de chamar os vizinhos para o ajudarem a apagar um pequeno fogo no exterior da embaixada em Paris. "Onde está a polícia?", perguntou no Twitter. "Graças aos vizinhos conseguimos dominar as chamas", escreveu a embaixadora Veronika Wand-Danielsson

Num sábado que é o oitavo de protestos em França, e que estava a decorrer de forma pacífica, a manifestação de Paris acabou por degenerar em confrontos perto do rio Sena.

A tensão, as chamas e o cheiro a queimado aumentaram, pelas 16h15 locais (15h15 em Portugal), na margem sul do rio, onde se mantém o 'braço-de-ferro' entre manifestantes, com e sem "coletes amarelos", e a polícia local.

Os confrontos mais graves eclodiram em pontes sobre o rio Sena, na zona situada entre os museus de Orsay e do Louvre, perto da Assembleia Nacional e das praças dos Inválidos e da Concórdia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Adolfo
    06 jan, 2019 Berlim 01:16
    O BE pela voz da sua coordenadora nacional Sr Catarina Martins já veio dizer que os manifestantes pertencem a grupos de extrema direita, racistas, populistas, xenófobos, pirófobos, claustrofóbicos, alcoolofóbicos e mais uns tantos palavrões acabados em istas e em fóbicos. Não há dúvida nenhuma que só há lugar na democracia para os militantes da extrema esquerda estalinista-leninista. Os coletes amarelos de Portugal que se ponham espertos ou então ainda vão emigrar voluntariamente para a Sibéria, onde irão poder reflectir sobre os valores do proletariado enquanto colaboram na reconstrução do caminho e ferro para a mina de Norilsk! Viva o 25 de abril! Por falar em 25 de abril. Sabem quando foi enaugurada a ponte 25 de abril?? Olhem, a RTP diz de foi a 6 de agosto de 1966!!! Realmente Salazar era um homem muito à frente!!

Destaques V+