Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Coletes amarelos". Tensão e chamas voltam às ruas de Paris

05 jan, 2019 - 15:49 • Redação com Lusa

Em Paris, os "Coletes Amarelos" voltaram a sair à rua. E com eles, o ambiente de "batalha campal".

A+ / A-
"Coletes amarelos". Tensão e chamas voltam às ruas de Paris
"Coletes amarelos". Tensão e chamas voltam às ruas de Paris

Renovado o ciclo de violência nas manifestações dos coletes-amarelos em França. Num sábado em que estava a decorrer de forma pacífica, a manifestação de Paris acabou por degenerar em confrontos perto do rio Sena.

A tensão, as chamas e o cheiro a queimado aumentaram, pelas 16h15 locais (15h15 em Portugal), na margem sul do rio, onde se mantém o 'braço-de-ferro' entre manifestantes, com e sem "coletes amarelos", e a polícia local.

Os confrontos mais graves eclodiram em pontes sobre o rio Sena, na zona situada entre os museus de Orsay e do Louvre, perto da Assembleia Nacional e das praças dos Inválidos e da Concórdia.

A polícia respondeu aos projéteis dos coletes amarelos na primeira manifestação do ano, oitava desde o início do movimento civil em França.

Apesar de o trânsito continuar a circular e as portas dos restaurantes e cafés permanecerem abertos, o ambiente vivido assemelha-se a uma "batalha campal", com muitos arremessos de gás lacrimogéneo, granadas de fumos e 'very lights' (foguetes incendiários). Da parte da polícia, a resposta passou a ser dada por canhões de água.

As autoridades dispersaram as centenas de manifestantes da zona junto ao museu de Orsay, mas os "coletes amarelos", que têm exigido mudanças de políticas, deslocaram-se para a restante margem esquerda do rio Sena. Ao longo da avenida Saint Germain, as chamas são visíveis, à medida que os manifestantes vão ateando fogos a caixotes do lixo e a veículos.

Quem por ali passa, moradores ou turistas, tende a entrar, para se proteger, nos espaços comerciais, a quem foi pedido esse papel pelas autoridades parisienses.

Os números divulgados por fontes policiais apontam para o envolvimento de, pelo menos, quinze mil manifestantes neste regresso dos protestos ao centro da capital francesa. A polícia já registou mais de 130 incidentes.

É o oitavo sábado consecutivo de manifestações dos "coletes amarelos"

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+