Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Trump volta a ameaçar jornalista, CNN pede a tribunal para ser ouvida de emergência

19 nov, 2018 - 14:35

Presidente norte-americano voltou a apontar a mira ao repórter Jim Acosta, dizendo que vai voltar a retirar-lhe credencial de acesso à Casa Branca no final do mês.

A+ / A-

A estação televisiva CNN pediu a um tribunal que marque uma audiência de emergência para ouvir o seu caso contra a Casa Branca de Donald Trump, após o Presidente ter ameaçado retirar novamente a credencial de acesso ao jornalista Jim Acosta.

"A Casa Branca continua a violar as 1.ª e 5.ª emendas da Constituição", acusou o canal norte-americano em comunicado divulgado no domingo. "Estas ações ameaçam todos os jornalistas e organizações noticiosas. Jim Acosta e a CNN vão continuar a dar notícias sobre a Casa Branca e o Presidente."

Na sexta-feira, um juiz federal deu razão à CNN na sua queixa contra Trump, ordenando que Acosta voltasse a ter acesso à Casa Branca durante 14 dias. Na sua sentença, o juiz Timothy J. Kelly ditou que os direitos do jornalista foram violados à luz da 5.ª emenda, sem excluir o argumento da CNN sobre violações da 1.ª emenda, relativa à liberdade de expressão.

Nesse mesmo dia, a Casa Branca enviou a Acosta uma carta formal onde referia a sua "decisão preliminar" de voltar a suspender a credencial de imprensa de Acosta assim que a ordem judicial expirar, no final do mês. Na missiva, a administração Trump voltava a citar como justificação para esta decisão a acesa troca verbal entre o Presidente e o jornalista, que teve lugar numa conferência de imprensa a 7 de novembro.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe Rui
    19 nov, 2018 Loures 21:06
    Trump é um nojo.

Destaques V+