Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Residência oficial do primeiro-ministro abre ao público. A arte volta a São Bento

04 out, 2018 - 13:50 • Maria João Costa

A partir de sexta-feira poderá conhecer por dentro o espaço de trabalho de António Costa e, ao mesmo tempo, ver uma seleção de obras de arte da Coleção António Cachola.

A+ / A-
"Arte em São Bento" - Reportagem de Maria João Costa

A residência oficial do primeiro-ministro no Palácio de São Bento, em Lisboa, abre pela segunda vez as portas ao público, com entrada gratuita. É a iniciativa "Arte em São Bento"

A partir de sexta-feira e sempre ao domingo, até ao final do ano, poderá conhecer por dentro o espaço de trabalho de António Costa.

Ao mesmo tempo poderá ver uma seleção de obras de arte da Coleção António Cachola, agora espalhadas pelas salas.

João Pinharanda, curador da exposição, escolheu a dedo cada uma das cerca de 50 obras de mais de 30 artistas portugueses, entre os quais Rui Sanches, Julião Sarmento, Rui Chafes ou Vhils.

Cada peça entra em diálogo com o espaço em que está instalada Palácio de São Bento. “As obras adaptam-se às funções dos espaços”, explica João Pinharanda.

Na sala de espera do Palácio de São Bento onde aguarda quem vai ser recebido pelo primeiro-ministro, há várias peças que refletem esse momento, mas com humor e ironia, diz o curador.

“Aqueles dois desenhos colados da Rosa Almeida são um bocadinho isso. Também a fotografia do João Paulo Serafim é aquela ideia de estar sentado na cadeira, à espera de ser atendido, e de incómodo.”

"Arte em São Bento" apresenta obras de artistas como Jorge Molder, Pedro Calapez, Sofia Areal ou João Queiroz e na entrada uma obra de Pedro Gomes.

“Também é um bocado provocador chegar e ver alguém que nos está a filmar, como se fosse videovigilância, mas ao mesmo tempo a lente da câmara arde. Em frente, o Vhils tem um manifestante com uma máscara de gás, é uma coisa urbana e muito provocadora. Ele parece que o está a filmar. Há aqui uma série de jogos”, explica João Pinharanda.

Visitar a “Arte em São Bento” é gratuito a partir desta sexta-feira, às 15h00, e até ao final do ano, sempre ao domingo das 10h00 às 17h00.

A proposta é uma espécie de dois em um, além dos jardins e da residência oficial do primeiro-ministro poderá ficar a conhecer parte da Coleção de Arte de António Cachola.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+